Apresentação do volume 2 número 3 (Edição especial: formação de professores)
Palavras-chave:
Ensino em Perspectivas, Artigos, Relatos de Experiência, ResumosResumo
A Ensino em Perspectivas (EnPe) é uma revista acadêmico/científica da área de Ensino. Chancelada pela EdUECE, a Editora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A revista tem como escopo a publicação de artigos científicos, relatos de experiência e resumos que teçam diálogos sobre práticas e teorias de ensino em contextos nacional e internacional e que subsidiem a disseminação do conhecimento. A Enpe já publicou anteriormente 4 volumes. Dois volumes no ano de 2020: volume 1 número 2 e volume 1 número 2. E dois volumes no ano de 2021: volume 2 número 1 e volume 2 número. Na terceira edição do ano de 2021 (v. 2, n. 3) a EnPe tem sua primeira Edição Especial foram publicados artigos, relatos de experiência e resumos do VII e VIII Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (SEPEMO); seminário internacional promovido pela Universidade Estadual do Ceará e que se configurou de maneira on-line, adaptado as novas tecnologias digitais (VASCONCELOS; ASTIGARRAGA, 2021), “Em função do novo formato de educação apresentado devido o distanciamento social” (BARROS et al., 2020, p. 1) ocasionado pela pandemia de Covid-19. Assim tivemos publicados neste volume: 92 artigos, 10 relatos de experiência e 21 resumos.
Downloads
Referências
ABREU, A. P. da F. .; CARVALHO, S. O. C. Biografia de Maria José Portela: Trajetória formativa e iniciação à docência . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6207. Acesso em: 17 set. 2021.
ALMEIDA, E. V. de .; MENEZES, E. N. de . Alfabetização: possibilidades e limitações de práticas emergentes do ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6041. Acesso em: 17 set. 2021.
ALVES, H. R. V. .; SILVA, F. S. M. da .; SANTOS, J. M. C. T. . As contribuições de Paulo Freire à EJA no Brasil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6613. Acesso em: 17 set. 2021.
ALVES, P. T. O. .; ROCHA, L. L. . O skate na educação física escolar: possibilidades colaborativas de aprendizagem. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6399. Acesso em: 17 set. 2021.
AMORIM, S. R. M. de; BARROS, M. C. de. Interpretações do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar José Correia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5971. Acesso em: 17 set. 2021.
ARAUJO FILHO, P. C. R. .; TEIXEIRA, M. N. .; ARAÚJO, H. de L. M. R. Dança, educação e gênero: concepções e reflexões nas relações escolares. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6551. Acesso em: 17 set. 2021.
ARAÚJO, A. de M.; JORGE, F. A. .; FERREIRA, F. M. do N. . Estágio em gestão educacional: vivências em meio à pandemia (Covid-19). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6745. Acesso em: 17 set. 2021.
ARAÚJO, A. S.; MENESES, J. M. .; VASCONCELOS, F. L. V. Os desafios da gestão educacional democrática no cenário de pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6398. Acesso em: 17 set. 2021.
ARAÚJO, A. V. de . Um olhar sobre o projeto político e pedagógico escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6609. Acesso em: 17 set. 2021.
ARAÚJO, J. P. A. de . A EJA em espaços não formais: Uma revisão bibliográfica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–4, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6490. Acesso em: 17 set. 2021.
ARAUJO, M. A. M.; ROCHA, M. S. P. de M. L. da . Incentivando a oralidade das crianças: uma alternativa perante a pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6391. Acesso em: 17 set. 2021.
ARAÚJO, M. L. B.; FEITOSA, R. R. .; MARTINS, M. M. M. de C. . A educação brasileira no movimento da história: caminhos e desdobramentos . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6378. Acesso em: 17 set. 2021.
ARRUDA JÚNIOR, J. P. V.; MOTA, E. F. Mudanças climáticas: o que pensam professores de Ciências em Beberibe/CE?. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5969. Acesso em: 17 set. 2021.
ASSIS, S. M. de .; MELO, G. S. de O. .; MEDEIROS NETA, O. M. de . A reforma Capanema e a reestruturação do ensino técnico industrial. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6596. Acesso em: 17 set. 2021.
ASSUNÇÃO, M. M. Do mal estar ao adoecimento docente em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6244. Acesso em: 17 set. 2021.
BARBOSA, C. H. de S. .; MATOS, E. O. da F. .; MARQUES, J. P. . Educação ambiental e cultura escolar: o pedagogo no ensino fundamental. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5870. Acesso em: 17 set. 2021.
BARBOSA, T. C. L. .; SERPA E SALES, M. J. F. . Plano de Desenvolvimento Individualizado na inclusão escolar: um Estado da Questão. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6762. Acesso em: 17 set. 2021.
BARROS, C. C. A.; SOUZA, A. da S.; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C.; CARDOSO, B. L. C. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 17 set. 2021.
BEZERRA, T. M. C. .; MAGALHÃES, R. de C. B. P. . Inclusão no ensino superior: Relato docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6247. Acesso em: 17 set. 2021.
BISPO, K. da S. .; SANTOS, M. W. dos . Pedagogia do Movimento Sem Terra: lições e contrapontos a Reforma Empresarial da Educação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6392. Acesso em: 17 set. 2021.
CALÁCIA, M. E. C. de C. . Educação Integral no Plano Distrital de Educação: desafios da implementação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6595. Acesso em: 17 set. 2021.
CARVALHO, R. O. de .; FREIRE, A. M. dos S. .; LEITE, E. X. . Educação profissional e mercado de trabalho: reflexão crítica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6431. Acesso em: 17 set. 2021.
CASTRO, E. L. de .; SOUZA, L. N.; BARRETTO, R. F. Formação docente para novas práticas no ensino do direito. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6426. Acesso em: 17 set. 2021.
CASTRO, E. R. D. de . Repositórios de materiais digitais para Educação Física: uma revisão integrativa. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6373. Acesso em: 17 set. 2021.
CASTRO, I. M. de S. .; COSTA, S. L. .; FARIAS, I. M. S. de . O acompanhamento pedagógico do professor iniciante na Educação Infantil: conceitos, concepções e reflexões. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6485. Acesso em: 17 set. 2021.
CASTRO, J. H. Q. de .; PINHEIRO, F. N. . Tecnologias no livro didático: possibilidades e limites para o ensino de história. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6291. Acesso em: 17 set. 2021.
CASTRO, M. C. .; CORDEIRO, A. M. . Paulo Freire e suas contribuições para a educação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6425. Acesso em: 17 set. 2021.
CÉSAR, F. R. M.; MOREIRA, R. N. de M. . Formação de Professores: concepção e olhar docente . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6458. Acesso em: 17 set. 2021.
CHAVES, C. M. .; HAIASHIDA, K. A. . Abordagem das competências socioemocionais no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6040. Acesso em: 17 set. 2021.
COELHO, L. F. Memórias dos espaços escolares e acadêmicos de um estudante com deficiência visual . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–27, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6457. Acesso em: 17 set. 2021.
CORDEIRO, A. M. .; CASTRO, M. C.; COSTA, E. A. da S. . A dimensão experiencial da formação do professor pesquisador. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6624. Acesso em: 17 set. 2021.
COSTA, A. M. da .; ASTIGARRAGA, A. A. . A potente reflexividade das crianças. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5990. Acesso em: 17 set. 2021.
COSTA, C. E. da S. .; SOUSA, R. R. de; PEREIRA, M. S. Atendimento Educacional Especializado: articulação docente durante a pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6718. Acesso em: 17 set. 2021.
DALMASIO, O. G. .; SIQUEIRA, Érica A. M. A pedagogia de Janusz Korczak: referenciar suas práticas para a formação docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6241. Acesso em: 17 set. 2021.
FARIAS, B. L. de; SILVA, K. de A. C.; PEREIRA, A. S. M. . Suzana Lopes de Sousa e Julieni Pinagé do Nascimento: tecitura biográfica de educadoras cearenses. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5973. Acesso em: 17 set. 2021.
FEITOSA, E. M. A.; SILVA JUNIOR, J. B. A. da. A (re)Significação de Docência Através do Programa de Residência Pedagógica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6346. Acesso em: 17 set. 2021.
FEITOSA, R. R. .; ARAÚJO, M. L. B. .; MARTINS, M. M. M. de C. . Ciência e Arte na escola: (re)configurando o ensino de Biologia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6640. Acesso em: 17 set. 2021.
FEITOZA, F. E. .; COSTA, J. B. .; PINHEIRO, F. T. da S. . A importância das disciplinas de História e Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5986. Acesso em: 17 set. 2021.
FERNANDES, F. R.; SILVA, J. S. da .; BRANDENBURG, C. . Os primeiros cinco anos de inserção na docência em um pequeno munícipio do Ceará. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6400. Acesso em: 17 set. 2021.
FERREIRA, J. R. A. . Formação docente e a inclusão das relações étnico-raciais na Educação Básica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6021. Acesso em: 17 set. 2021.
FERREIRA, M. C. A. O mundo do trabalho no cinema: abordagens possíveis na EJA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6446. Acesso em: 17 set. 2021.
FERRERO, T. . “Sejamos patriotas”: um estudo sobre os livros escolares (1889-1971). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6204. Acesso em: 17 set. 2021.
FERRO, F. C. S. .; GOMES, A. K. B. Formação inicial de professores: metodologias ativas, ênfase na modelagem matemática. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6371. Acesso em: 17 set. 2021.
FIRMINO, A. de O. .; FERREIRA NETO, J. O. . A formação profissional de docentes para escolas/centros de beleza. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6345. Acesso em: 17 set. 2021.
FLORÊNCIO, V. R. C. .; PONTES, N. de C. .; FREIRE, V. C. C. . Psicomotricidade como agente estimulador precoce em crianças com microcefalia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6562. Acesso em: 17 set. 2021.
FONSECA, R. N. da .; GOMES, E. B. A Educação Escolar na Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins Piauí. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6205. Acesso em: 17 set. 2021.
FRANÇA, T. M. de S.; ARRAIS, G. de A. .; SALES, J. A. M. de . Diálogo entre escola e cidade: experiências estéticas com patrimônio cultural. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6552. Acesso em: 17 set. 2021.
FREITAS, A. C. S. .; ALMEIDA, N. R. O. de .; FONTENELE, I. S. . Fazer docente em tempos de ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6068. Acesso em: 17 set. 2021.
FURTADO, A. P. A. .; VITAL, F. P. A. “Meu quintal é maior que o mundo”: reflexões sobre currículo na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6172. Acesso em: 17 set. 2021.
GOMES, C. P. .; SILVA, S. C. . Potencialidades da iniciação ao yoga a partir das tecnologias atuais. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6690. Acesso em: 17 set. 2021.
GOMES, E. B. . Base Nacional Comum Curricular e Ensino Religioso. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6429. Acesso em: 17 set. 2021.
GOMES, E. M. S.; RODRIGUES, L. A. de M. . A eficácia da aprendizagem: da teoria à prática na vida dos estudantes de Ensino Médio em Viçosa do Ceará. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6604. Acesso em: 17 set. 2021.
GOMES, N. D. C.; ARAÚJO FILHO, P. C. R. .; ARAÚJO, H. de L. M. R. . Relações tecnológicas imbricadas no contexto educacional da dança. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6622. Acesso em: 17 set. 2021.
GUERRA, F. S. Geografia da percepção e educação ambiental: possibilidades para práticas educativas transdisciplinares. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6238. Acesso em: 17 set. 2021.
GUIMARÃES, Ênio J. G. .; MOURA, M. L. de . Folheto de cordel no ensino dos fenômenos caloríficos e mecânicos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6682. Acesso em: 17 set. 2021.
LEITE, E. X. .; FREIRE, A. M. dos S. .; CARVALHO, R. O. de C. Duas faces do mesmo lado: educação infantil e o desenvolvimento integral da criança, uma reflexão a partir de Paulo Freire. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6559. Acesso em: 17 set. 2021.
LIMA NETO, V. J. de .; NUNES, T. R. . Do etnocídio à etnogênese: os atuais povos originários do Ceará. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6374. Acesso em: 17 set. 2021.
LIMA, J. A. .; CHAVES, E. R. M. . A CNDE e as diretrizes internacionais do Banco Mundial. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6665. Acesso em: 17 set. 2021.
MACEDO, L. M. M. .; NEVES, L. E. de O. Práticas de Educação Física na pandemia por Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6283. Acesso em: 17 set. 2021.
MAGALHÃES, A. H. R. .; ALMEIDA, S. M. N. de . Softwares educativos no ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6658. Acesso em: 17 set. 2021.
MARTINS, E. C. N. .; ALMEIDA, . . S. M. N. de . Desvelando caminhos para a acessibilidade de estudantes surdos na Unilab. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6616. Acesso em: 17 set. 2021.
MARTINS, L. B. As políticas educacionais direcionadas à população negra. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6605. Acesso em: 17 set. 2021.
MARTINS, M. M.; DRAGONE, M. L. . S. As interações entre professor e aluno com deficiência intelectual. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5692. Acesso em: 17 set. 2021.
MESQUITA, E. S. .; PINHEIRO, M. N. dos S. . Problemas de matemática na educação infantil: sentidos e significados. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6402. Acesso em: 17 set. 2021.
MONTENEGRO, R. M. B. .; MATOS, E. O. da F. .; LIMA, M. S. L. . Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6476. Acesso em: 17 set. 2021.
MORAES, D. A. .; SOUSA, A. C. de .; PARENTE, J. R. F. Trajetória e contribuição do Grupo Práxis - PET em espaços institucionais . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6756. Acesso em: 17 set. 2021.
MOTTA, J. P. .; ARAUJO, S. M. C. de .; MAIA, M. V. C. M. . O lúdico na prática docente decolonial. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6437. Acesso em: 17 set. 2021.
MOURA, A. S. B. .; SOUSA, F. V. P. de . O fanzine e a criatividade nas aulas remotas . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6234. Acesso em: 17 set. 2021.
MOURA, S. de S. .; SOUZA, R. B. de . Teoria das molduras relacionais como uma contribuição comportamental para educação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6719. Acesso em: 17 set. 2021.
MOUTA, L. A. .; PONTES, R. K. S. M. . Introdução à História através de atividades remotas no Ensino Médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6170. Acesso em: 17 set. 2021.
NASCIMENTO FILHO, P. G. F. do; ALMEIDA, S. M. N. de; OLIVEIRA, V. P. de. O ensino de Biologia no Brasil: décadas 1970 a 2010: . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6388. Acesso em: 17 set. 2021.
NASCIMENTO, A. M. do . Educação Popular: sentido das experiências para Jovens do Urucongo. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5930. Acesso em: 17 set. 2021.
NASCIMENTO, M. N. do .; TEIXEIRA, O. B. . Educação do Campo: fruto de uma luta, esperança de transformação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6430. Acesso em: 17 set. 2021.
OLIVEIRA, C. R. de .; FROTA, M. J. B. .; AVILA, M. A. de. Formação política e práxis pedagógica dos professores do campo. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6424. Acesso em: 17 set. 2021.
PACHECO , M. A. L. .; CAVALCANTE, P. V. .; SANTIAGO , R. G. F. P. . A BNCC e a importância do brincar na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6383. Acesso em: 17 set. 2021.
PAULA, G. Q. de; SOUSA, F. G. A. de .; QUEIROZ, M. G. de. Planilhas eletrônicas como ferramentas de acompanhamento educacional na pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6237. Acesso em: 17 set. 2021.
PAULINO, F. G. de O.; SOUSA, A. C. B. de . Biografia e memórias educacionais da professora Liziane Martins em Caucaia - Ceará (1981- 2021). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6456. Acesso em: 17 set. 2021.
PEREIRA, A. L. dos S. .; NOGUEIRA, M. da S. Construção dos saberes docentes: o estágio supervisionado espaço de formação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6353. Acesso em: 18 set. 2021.
PEREIRA, A. S. M. Apresentação do Volume 1 Número 1 (2020). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–4, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5561. Acesso em: 18 set. 2021.
PEREIRA, A. S. M. Apresentação da Revista Ensino em Perspectivas (V1 n2, 2020). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–4, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5562. Acesso em: 18 set. 2021.
PEREIRA, A. S. . M. Apresentação do v. 2, n. 1, 2021. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5560. Acesso em: 18 set. 2021.
PEREIRA, A. S. . M. Apresentação do volume 2, número 2, 2021. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6336. Acesso em: 18 set. 2021.
PEREIRA, M. da C. .; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. .; FERREIRA, T. F. . História e Memória: âncoras teóricas para a escrita biográfica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6210. Acesso em: 17 set. 2021.
PINHEIRO, . . F. T. da S. .; FEITOZA, F. E. .; COSTA, J. B. Tecendo experiência: relatos dos estágios supervisionados I e II do curso de letras FECLESC/UECE. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6157. Acesso em: 17 set. 2021.
PINHEIRO, F. N. .; NEVES, B. A. de C. . “Saindo do gueto”: homossexualidade, censura e resistência no lampião da esquina. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6253. Acesso em: 17 set. 2021.
PINHEIRO, F. T. C. .; OLIVEIRA NETO, B. M. de . Estudo colaborativo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6059. Acesso em: 17 set. 2021.
PINHEIRO, M. da S.; RODRIGUES, F. A. .; PAZ, M. L. M. Atendimento Educacional Especializado no contexto pandêmico em Ocara-CE. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6743. Acesso em: 17 set. 2021.
PONTES, R. K. S. M. Pesquisa histórica no Ensino Médio: possibilidades e potencialidades. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6156. Acesso em: 17 set. 2021.
QUEIROZ, G. A. C. de .; SILVA, I. B. da . Patrimônio cultural nos livros didáticos de história: decolonialidade em foco. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6288. Acesso em: 17 set. 2021.
RABELO, F. S.; LIMA, M. S. L. A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5608. Acesso em: 17 set. 2021.
RABELO, J. da S. .; MATOS, R. G. S. .; PAIVA, I. de C. . Saberes e práticas sobre a dimensão corporal na relação educativa com crianças . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5985. Acesso em: 17 set. 2021.
RIBEIRO, C. C. . O direito ao uso das mãos: explorando materiais na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6749. Acesso em: 17 set. 2021.
RICARTE , E. M. G. . Elvira Pinho: professora, musicista e ativista, uma mulher além do seu tempo: do Império à República. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6560. Acesso em: 17 set. 2021.
ROCHA, L. de almeida .; SANTANA, J. de C. .; OLIVEIRA, S. A. de . Recursos didáticos experienciados em aulas de Matemática nos Anos Iniciais. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6753. Acesso em: 17 set. 2021.
RODRIGUES, J. G. M. .; SILVA, J. F. L. e . Linguagens partilhadas e contextualização do ensino: uma análise nos itens de geometria do ENEM. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6356. Acesso em: 17 set. 2021.
SAIZ PANTOJA, R.; SÁNCHEZ ARJONA, E. O livro de não ficção da voz do professor. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6689. Acesso em: 17 set. 2021.
SALES, J. C. . O Colégio São Vicente de Paulo na cidade de Fortaleza. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6561. Acesso em: 17 set. 2021.
SALOMÃO, D. A. . A BNCC para a educação infantil: levantamento bibliográfico de periódicos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6610. Acesso em: 17 set. 2021.
SALOMÃO, D. A. . A educação infantil no cenário desafiador da pandemia da Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6557. Acesso em: 17 set. 2021.
SANTANA, K. B. .; SILVA , I. bandeira da . Qr Code como recurso pedagógico no livro didático de História. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6548. Acesso em: 17 set. 2021.
SANTOS, C. C. A. dos.; LIMA, M. S. L.; SOUZA, A. S. de M. . Projeto Político Pedagógico: diálogos possíveis na vivência escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6236. Acesso em: 17 set. 2021.
SANTOS, C. T. dos . A performance do corpo como reprodução de memória a partir dos cantos e ritos corporais do povo Parkatejê na aldeia Krãpeitijê. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6376. Acesso em: 17 set. 2021.
SANTOS, L. K. F. .; SILVEIRA, N. M. G. .; STASCXAK, F. M. . As narrativas de Sandra de Souza Menezes: formação e docência na educação infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6379. Acesso em: 17 set. 2021.
SANTOS, M. M. dos .; BARBOSA, N. do N. .; SANTANA, I. C. H. . Sequência didática investigativa: uma experiência pedagógica nas aulas de ciências. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6657. Acesso em: 17 set. 2021.
SANTOS, N. F. F.; SILVA, S. C. . Culturas afrodiaspóricas e educação: percepção de docentes IFCE campus Canindé . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6663. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, . I. R. M. de O. da . O ensino superior, formação do pedagogo brasileiro: uma análise histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6246. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, . M. dos S. .; NOBRE, I. S. . Camocim e as políticas públicas para a educação de jovens e adultos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6386. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, C. H. do N. .; CARVALHO, M. O. P. de .; PARENTE, J. R. F. . O brincar e as brincadeiras populares em espaços não escolares. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6279. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, C. M. L. .; LIMA, M. do S. N. O. F.; MARTINS, E. S. . Pós-graduação stricto sensu no ensino remoto emergencial: desafios e perspectivas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6488. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, D. A. . “Professora, a minhoca fugiu!” Relato de prática na Educação Infantil . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6715. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, D. P. da .; LOPES, L. S. da S. .; MENDES, M. C. F. . Maria de Fatima da Silva Gomes e Maria Valrineide da Silva Lima: a educação em meio a migração pendular. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6381. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, E. G. da; MOURA, M. L. de . A monitoria da disciplina de história da educação brasileira em tempos de pandemia da Covid-19 . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6286. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, J. do N. da; HAIASHIDA, K. A. Análise do hábito leitor dos discentes de Pedagogia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6349. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, J. F. L. e .; SILVA, E. P. da .; FERREIRA, E. M. B. . Interdisciplinaridade nos Projetos Integradores: tessitura de saberes para a formação do Bacharel em Administração . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6479. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, P. M. B. G. .; FERNANDES, A. F. P. . Identidade e pertencimento na obra do mestre Didi. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6375. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA, Y. R. C. da .; SILVA, K. W. G. da .; GAMA, T. M. R. Desafios para a democratização da educação no Brasil . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6615. Acesso em: 17 set. 2021.
SIMPLÍCIO, A. K. M. . Vivenciando a disciplina de libras em tempos remotos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6250. Acesso em: 17 set. 2021.
SOUSA, A. B. A. C. de .; SILVA, C. L. da; COSTA, M. A. A. da . Escolarização e Docência de Meyrilena Silveira Guedes: um recorte da experiência de uma professora alfabetizadora . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6380. Acesso em: 17 set. 2021.
SOUSA, A. C. de .; GURGEL, I. C. .; FARIAS, I. M. S. de . Professores iniciantes na educação básica em tempos pandêmicos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6550. Acesso em: 17 set. 2021.
SOUSA, A. C. L. de .; FEITOSA, E. M. A. . Abordagem de fake news no ensino de química: concepções e práticas de professores. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6632. Acesso em: 17 set. 2021.
SOUSA, F. G. A. de; QUEIROZ, M. G. de .; PAULA, G. Q. de. Condições de escolarização e acesso ao mercado de trabalho das juventudes cearenses. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6071. Acesso em: 17 set. 2021.
SOUSA, L. S. de .; SANTOS, R. M. B. dos . Vivências do estágio supervisionado remoto em matemática. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6235. Acesso em: 17 set. 2021.
TAVARES, . L. T. Nísia Floresta: o direito a educação feminina no século XIX. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6377. Acesso em: 17 set. 2021.
ULISSES, I. B. Ensino de história: da ideia, entrevistas e transcrições à “transcriação”. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6328. Acesso em: 17 set. 2021.
VASCONCELOS, F. L. V. .; ARAÚJO, A. S. .; CARVALHO, M. O. P. de . Um olhar da escrita desenvolvida pelas crianças no ensino fundamental. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6285. Acesso em: 17 set. 2021.
VASCONCELOS, A. P. M. F.; ASTIGARRAGA, A. A. . Prática Docente, Experiência Formadora, Ensino Remoto em Tempos de Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5972. Acesso em: 17 set. 2021.
VICTOR, . B. R. S. .; PESSOA, L. S. .; MEDEIROS NETA, O. M. de . Celebrações do Centenário da Lei de 1827 em Imagem. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6558. Acesso em: 17 set. 2021.
VIDAL, M. dos S. .; SANTOS, J. P. de L. .; LIMA, M. A. de . As contribuições do MST na luta pela educação do campo. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6422. Acesso em: 17 set. 2021.
VIEIRA, H. P. .; CARNEIRO, E. S. .; COSTA, F. A. J. da. A dialogicidade e a pedagogia da escuta na Educação Infantil . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5984. Acesso em: 17 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arliene Stephanie Menezes Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.