Mudanças climáticas: o que pensam professores de Ciências em Beberibe/CE?

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mudanças Climáticas, Piranji, Professores de Ciências

Resumo

A concepção e a percepção dos professores com relação às mudanças climáticas são elementos importantes para a educação ambiental. O objetivo desse artigo é compreender as concepções e as percepções sobre as mudanças climáticas na perspectiva de professores de ciências de escolas situadas próximas ao rio Piranji (CE). Para tanto, um questionário com 7 perguntas foi enviado para três professores de Ciências de duas escolas situadas próximas ao Rio Piranji, tendo as respostas sido analisadas a partir da análise do conteúdo (Bardin). Os professores participantes definem as mudanças climáticas de forma sucinta, sem incluir elementos de causas e consequências do fenômeno. Além disso, os efeitos gerais no planeta Terra que eles percebem têm relação direta com os efeitos que observam no Rio Piranji. Portanto, a percepção e a concepção dos professores participantes são essenciais para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental no Piranji que envolvam a escola e a comunidade ribeirinha.

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Biografia do Autor

José Pedro Vieira Arruda Júnior, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Bacharelado (2018) e Licenciatura (2021) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é estudante de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (UFC).

Erika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Bioquímica pela UFC. Profa. do Departamento de Biologia e dos Programas de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade e em Ensino de Ciências e Matemática da UFC. Tutora do PET Biologia UFC.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Arruda Júnior, J. P. V., & Mota, E. F. (2021). Mudanças climáticas: o que pensam professores de Ciências em Beberibe/CE?. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5969

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