Alfabetização: possibilidades e limitações de práticas emergentes do ensino remoto
Palavras-chave:
Alfabetização, Luz do saber, Ensino remoto, PandemiaResumo
O objetivo deste relato é refletir sobre possibilidades e limitações de práticas emergentes do ensino remoto através do uso do material Luz do Saber na rede de ensino municipal de Fortaleza. A pesquisa de natureza qualitativa e descritiva por amostragem teve como sujeitos cinco alfabetizadoras que utilizam o Luz do Saber em suas aulas remotas. Baseamos nossas observações em pressupostos sobre alfabetização, letramento e as facetas da alfabetização trazidos por Soares (2020). Vimos que algumas escolas utilizam o material uma vez por semana, geralmente na sexta-feira atrelando-o ao gênero textual trabalhado durante a semana, explorando o conteúdo lúdico-interativo do material estruturado e do software. Outras utilizam três vezes por semana em dias alternados. Concluímos que diante das dificuldades e entraves que exigiram dos alfabetizadores outras habilidades o Luz do Saber mostrou-se como alternativa para, minimamente, dar continuidade às aulas, mantendo o vínculo com crianças em uma fase importantíssima da escolarização.
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