Inclusão no ensino superior: Relato docente

Autores

Palavras-chave:

Universidade, Docência, Estudante, Deficiência

Resumo

Esta pesquisa analisa a prática docente frente à inclusão do estudante com deficiência a partir do relato de uma professora, bem como discorre sobre o processo de inclusão na Universidade. Problematiza-se, no decorrer do texto, como o professor na Universidade desenvolve sua prática docente destinada ao estudante com deficiência. Trata-se de um recorte de um estudo de caso, de natureza qualitativa, oriundo de uma pesquisa de doutorado, realizada na Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza - CE. Como metodologia de investigação, utilizou-se pesquisa de campo e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que, apesar da falta de uma formação específica na área de Educação Especial, o professor universitário cumpre, a contento, o seu papel docente perante o aluno com deficiência. Conclui-se, com o estudo, que a docência no ensino superior consegue atender às demandas mais urgentes de aprendizagem e de inclusão dos estudantes com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcileide Maria Costa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Professora Mestra da Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestra em Educação. Especialista em Psicomotricidade e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. de. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 30 jul. 2021.

BARBOSA, A. K. G. .; BEZERRA, T. M. C. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5871. Acesso em: 30 jul. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília/MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

CASTANHO, D. M; FREITAS, S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, p. 95-96, Santa Maria, 2006. Disponível em: http//www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 14 maio 2020.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas S. A, 1995.

GLAT, R.; BLANCO, L de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007. p. 15-35.

MAGALHÃES JÚNIOR, A. G.; CAVAIGNAC, M. D. Formação de Professores: limites e desafios na Educação Superior. CADERNOS DE PESQUISA, v.48 n.169 p.902-920 jul./set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010015742018000300902&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2021.

PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, L. G. S. Educação Inclusiva: práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões. São Paulo: Editora Paulinas, 2014.

STAKE, R. E. Pesquisa Qualitativa: Estudando como as Coisas Funcionam. São Paulo: Editora Penso, 2011.

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Bezerra, T. M. C. ., & Magalhães, R. de C. B. P. . (2021). Inclusão no ensino superior: Relato docente. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6247

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)