Inclusão no ensino superior: Relato docente

Autores

Palavras-chave:

Universidade, Docência, Estudante, Deficiência

Resumo

Esta pesquisa analisa a prática docente frente à inclusão do estudante com deficiência a partir do relato de uma professora, bem como discorre sobre o processo de inclusão na Universidade. Problematiza-se, no decorrer do texto, como o professor na Universidade desenvolve sua prática docente destinada ao estudante com deficiência. Trata-se de um recorte de um estudo de caso, de natureza qualitativa, oriundo de uma pesquisa de doutorado, realizada na Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza - CE. Como metodologia de investigação, utilizou-se pesquisa de campo e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que, apesar da falta de uma formação específica na área de Educação Especial, o professor universitário cumpre, a contento, o seu papel docente perante o aluno com deficiência. Conclui-se, com o estudo, que a docência no ensino superior consegue atender às demandas mais urgentes de aprendizagem e de inclusão dos estudantes com deficiência.

Downloads

Biografia do Autor

Tarcileide Maria Costa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Professora Mestra da Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestra em Educação. Especialista em Psicomotricidade e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. de. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 30 jul. 2021.

BARBOSA, A. K. G. .; BEZERRA, T. M. C. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5871. Acesso em: 30 jul. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília/MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

CASTANHO, D. M; FREITAS, S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, p. 95-96, Santa Maria, 2006. Disponível em: http//www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 14 maio 2020.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas S. A, 1995.

GLAT, R.; BLANCO, L de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007. p. 15-35.

MAGALHÃES JÚNIOR, A. G.; CAVAIGNAC, M. D. Formação de Professores: limites e desafios na Educação Superior. CADERNOS DE PESQUISA, v.48 n.169 p.902-920 jul./set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010015742018000300902&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2021.

PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, L. G. S. Educação Inclusiva: práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões. São Paulo: Editora Paulinas, 2014.

STAKE, R. E. Pesquisa Qualitativa: Estudando como as Coisas Funcionam. São Paulo: Editora Penso, 2011.

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Bezerra, T. M. C. ., & Magalhães, R. de C. B. P. . (2021). Inclusão no ensino superior: Relato docente. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6247

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)