Inclusão no ensino superior: Relato docente
Palavras-chave:
Universidade, Docência, Estudante, DeficiênciaResumo
Esta pesquisa analisa a prática docente frente à inclusão do estudante com deficiência a partir do relato de uma professora, bem como discorre sobre o processo de inclusão na Universidade. Problematiza-se, no decorrer do texto, como o professor na Universidade desenvolve sua prática docente destinada ao estudante com deficiência. Trata-se de um recorte de um estudo de caso, de natureza qualitativa, oriundo de uma pesquisa de doutorado, realizada na Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza - CE. Como metodologia de investigação, utilizou-se pesquisa de campo e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que, apesar da falta de uma formação específica na área de Educação Especial, o professor universitário cumpre, a contento, o seu papel docente perante o aluno com deficiência. Conclui-se, com o estudo, que a docência no ensino superior consegue atender às demandas mais urgentes de aprendizagem e de inclusão dos estudantes com deficiência.
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