Geografia da percepção e educação ambiental: possibilidades para práticas educativas transdisciplinares

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Práticas de ensino, Percepção, Espaço geográfico

Resumo

O estudo objetiva viabilizar práticas de ensino que possam agregar a base teórica e metodológica da Geografia da Percepção com as da Educação Ambiental, contribuindo para consolidação de uma Ecopedagogia. Como recurso metodológico foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, sob a abordagem qualitativa. Como resultados/discussões averiguou-se que trabalhos pedagógicos com a categoria Percepção no ensino de Geografia tem se consolidado como alternativa para relações de ensino e aprendizagem da dimensão socioambiental. Percebe-se que a Educação Ambiental, por agregar a dimensão social e natural das práticas e relações sociais, apresenta-se como ferramenta agregadora às práticas de ensino fundamentadas na Geografia da Percepção, abrindo portas para um ensino plural e holístico. Por conclusão, nota-se que a Geografia da Percepção no contexto das diretrizes da Educação Ambiental é capaz de orientar as relações de ensino, as práticas educativas, a percepção e o comportamento para com o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Fábio Soares Guerra, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC-CE; Secretaria de Educação do Município de Fortaleza-CE, SME/FOR

Possui graduação em Geografia (Licenciatura plena) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), Bacharel em Geografia pela mesma instituição (2018), tem Especialização em Educação Ambiental (pós-graduação lato sensu) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016). Atualmente é professor efetivo de Geografia da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC-CE, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE - SME. Orienta e supervisiona estágio profissional em Geografia Escolar de graduandos oriundos dos Departamentos de Geografia da UFC e da UECE nos seguimentos de ensino Fundamental II e Médio. Tem experiência na área de Geografia Escolar e Meio Ambiente, com ênfase em Educação Ambiental.

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Guerra, F. S. (2021). Geografia da percepção e educação ambiental: possibilidades para práticas educativas transdisciplinares. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6238