Geografia da percepção e educação ambiental: possibilidades para práticas educativas transdisciplinares
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Práticas de ensino, Percepção, Espaço geográficoResumo
O estudo objetiva viabilizar práticas de ensino que possam agregar a base teórica e metodológica da Geografia da Percepção com as da Educação Ambiental, contribuindo para consolidação de uma Ecopedagogia. Como recurso metodológico foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, sob a abordagem qualitativa. Como resultados/discussões averiguou-se que trabalhos pedagógicos com a categoria Percepção no ensino de Geografia tem se consolidado como alternativa para relações de ensino e aprendizagem da dimensão socioambiental. Percebe-se que a Educação Ambiental, por agregar a dimensão social e natural das práticas e relações sociais, apresenta-se como ferramenta agregadora às práticas de ensino fundamentadas na Geografia da Percepção, abrindo portas para um ensino plural e holístico. Por conclusão, nota-se que a Geografia da Percepção no contexto das diretrizes da Educação Ambiental é capaz de orientar as relações de ensino, as práticas educativas, a percepção e o comportamento para com o meio ambiente.
Downloads
Referências
FIALHO, Lia Machado Fiuza et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020.
GUERRA, Fábio Soares; MEIRA, Suedio Alves; TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado; SILVA, Edson Vicente da. Percepção ambiental no contexto das representações sociais: um estudo de caso na periferia de Fortaleza, Ceará. Terr@ Plural, Ponta Grossa - PR, v.12, n.1, p. 88-111, jan./abr. 2018.
GUERRA, Fábio Soares. Ecopedagogia: contribuições para práticas pedagógicas em Educação Ambiental. Ambiente & Educação - Revista de Educação Ambiental, Porto Alegre - RS, v. 24, n. 1, p. 235-256, jan./jun. 2019.
GUERRA, Fábio Soares.; SILVA, Edson Vicente da.; Geografia da Percepção: fundamentação teórica e metodológica para análise socioambiental. In: Geografia Física e as Mudanças Globais, Fortaleza: Edições UFC, 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano.; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUEZ, José Manuel Mateo; SILVA, Edson Vicente da. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Problemática, Tendências e Desafios. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
RUSCHEINSKY, Aloísio. As rimas da Ecopedagogia: uma perspectiva ambientalista. In: RUSCHEINSKY, Aloísio. (Org.) Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. cap. 4, p. 61-71.
VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8, p. 210-223, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fábio Soares Guerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.