Celebrações do Centenário da Lei de 1827 em Imagem

Autores

Palavras-chave:

Educação, Fotografia, História, Memória

Resumo

O presente trabalho analisou o álbum de fotografia comemorativo do centenário da lei de instrução pública de 15 de outubro de 1827[1], pensado por Nestor Lima na gestão do então governador José Augusto no Rio Grande do Norte. A análise foi feita a partir do questionamento: que revelações históricas estão contidas nos registros fotográficos do álbum destinado à celebração do centenário da lei das escolas de primeiras letras, no Rio Grande do Norte? Nos fundamentamos teoricamente em conceitos como história, memória e fotografia. Pela análise iconográfica do álbum constatamos que este contém celebrações do centenário na capital do estado e em algumas cidades do interior, destacando autoridades importantes da época. Também foi possível observar produções realizadas por alunos, e realce às construções dos prédios escolares.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Raquel Soares Victor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lígia Silva Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pesquisadora da área de história da educação.

Referências

AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República. 2020. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Império. Rio de Janeiro, 1827.

BURKE, Peter. Narrativa visual. In: Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: UNESP, 2017. p. 209-234.

CARLOS, Nara Lidiana Silva Dias; SILVA, Lígia Pessoa; MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. Centenário da Lei de 15 de outubro de 1827: um lugar de memória. Research, Society and Development, v. 7, n. 10, p. e1710415-e1710415, 2018.

CIAVATTA, Maria. Indicações metodológicas para o estudo da fotografia como fonte histórica. In O mundo do trabalho em imagens. A fotografia como fonte histórica. (Rio de Janeiro 1990-1930). Rio de Janeiro: DP&A/Lamparina, 2002, p. 40-76

CORDEIRO, Anna Gabriella de Souza. A atuação do Estado na construção do imaginário da cultura escolar Potiguar durante a Primeira República. 2019. 282f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Editora da Unicamp,1990.

LIMA, Nestor. Um século de ensino primário. Natal: Typ. d' “A República”, 1927.

PESSOA, Ligia Silva. Nestor Lima e a Instituição do Dia do Professor no Brasil. 2020. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Victor, . B. R. S. ., Pessoa, L. S. ., & Medeiros Neta, O. M. de . (2021). Celebrações do Centenário da Lei de 1827 em Imagem. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6558