Educação ambiental e cultura escolar: o pedagogo no ensino fundamental
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Cultura Escolar, PedagogoResumo
A educação ambiental precisa ser discutida de forma mais efetiva na educação básica, tendo o professor o papel de dialogar com a cultura escolar e os meios de preservar os recursos não renováveis. A problemática desta pesquisa é sobre a formação inicial dos pedagogos que ministram o conteúdo de sustentabilidade ambiental contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura voltada para preservação do meio ambiente. Os objetivos foram compreender os limites e possibilidades da formação inicial dos pedagogos que ministram o conteúdo de sustentabilidade ambiental, e perceber a relação entre a cultura escolar e as ações voltadas para a temática. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Os participantes foram duas professoras de ciências da natureza do ensino fundamental. Os resultados apontam que as professoras desenvolvem ações voltadas para a temática de meio ambiente e sustentabilidade com frequência, tendo a colaboração da gestão nesse processo, promovendo assim mudanças culturais na instituição.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CP 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer CNE/CP nº 14, de 6 de junho de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15. jun. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução 2, de 22 dez. 2017. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, 22 dez. 2017.
CUNHA, E. G.; SANTOS, J. L. S. Pedagogia e Pedagogos: uma reflexão sobre a formação inicial e seu campo de atuação profissional. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5016 Acesso em: 21 jun. 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
JULIA, D. La culture scolaire comme objet historique: 1995. Traduzido por Gizele de Souza: Revista brasileira de história da educação, Paraná, n.1, jan./jun. 2001.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Reflexibilidade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, M. S. Mobilização da práxis pedagógica no estágio com pesquisa. XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Salvador, Bahia, 2018.
MINAYO, M. C de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: DESLANDES, S. F., GOMES, R.; MINAYO, M. C. de S. (Orgs.). Pesquisa social teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. EDUCA, Lisboa. 2009.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 2018.
PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, F. C. T. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa, Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos Henrique de Sousa Barbosa, Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Janote Pires Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.