A dialogicidade e a pedagogia da escuta na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Diálogo, Pedagogia da escuta, Aprendizagem, Educação Infantil

Resumo

Na Educação Infantil a Dialogicidade e a Pedagogia da escuta fazem parte do processo de formação das subjetividades da criança. Diante disso, este estudo objetiva compreender as relações estabelecidas entre a dialogicidade em Freire e a Pedagogia da Escuta em Loris Malaguzzi no contexto da Educação Infantil. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa metodologicamente assentada no estudo de caso operacionalizado pelo questionário online como técnica de coleta de dados. Os achados da investigação apontam para o diálogo como alicerce do processo educativo em relação às descobertas no processo de construção do conhecimento. Além disso, é fundamental reconhecer as crianças como seres históricos, protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem e produtoras de uma cultura específica, implica em uma relação dialógica de reconhecimento dessa criança potente com direito de decisões e escolhas.

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Biografia do Autor

Hamilton Perninck Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagogo. Doutor e Mestre em Educação com concentração de estudos no campo da Formação de Professores (PPGE-UECE). Especialista em Formação de Formadores (CED-UECE). Atualmente é professor do Ensino Fundamental no município de Fortaleza/CE.

Evaneida Soares Carneiro, Secretaria Municipal de Caucaia-CE

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar (CED-UECE). Atualmente é professora formadora da Educação Infantil do município de Caucaia/CE.

Francisca Adriana Justino da Costa

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade (CED-UECE). Atualmente é professora da Educação Infantil do município de Maranguape/CE.

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Vieira, H. P. ., Carneiro, E. S. ., & Costa, F. A. J. da. (2021). A dialogicidade e a pedagogia da escuta na Educação Infantil . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5984