A dialogicidade e a pedagogia da escuta na Educação Infantil
Palavras-chave:
Diálogo, Pedagogia da escuta, Aprendizagem, Educação InfantilResumo
Na Educação Infantil a Dialogicidade e a Pedagogia da escuta fazem parte do processo de formação das subjetividades da criança. Diante disso, este estudo objetiva compreender as relações estabelecidas entre a dialogicidade em Freire e a Pedagogia da Escuta em Loris Malaguzzi no contexto da Educação Infantil. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa metodologicamente assentada no estudo de caso operacionalizado pelo questionário online como técnica de coleta de dados. Os achados da investigação apontam para o diálogo como alicerce do processo educativo em relação às descobertas no processo de construção do conhecimento. Além disso, é fundamental reconhecer as crianças como seres históricos, protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem e produtoras de uma cultura específica, implica em uma relação dialógica de reconhecimento dessa criança potente com direito de decisões e escolhas.
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