Formação docente para novas práticas no ensino do direito

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Metodologias ativas, Práticas de ensino

Resumo

O contexto de pandemia, que instaurou o distanciamento social, exigiu do docente uma ressignificação de sua prática pedagógica, com a aplicação de metodologias ativas ao processo de aprendizagem, abandonando o rigor formal das aulas tradicionalmente expositivas. O objetivo da pesquisa é verificar como a formação docente para inserção de novas práticas ao processo educacional impacta o ensino jurídico, utilizando-se, como metodologia, a pesquisa documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa. A partir dos dados analisados, verificou-se a necessidade de preparação do professor, em nível de pós-graduação, para atuar no ensino superior, uma vez que, em sua formação básica em Direito, não lhe foi oportunizado estudar os fundamentos da prática pedagógica, da didática, do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação. Daí a importância da formação continuada, para que o docente possa atualizar-se acerca das novas metodologias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Lima de Castro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Centro Universitário Estácio do Ceará

Advogada. Professora. Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Leticia Neves Souza, FAMEC

Tutora bolsista da CAPES no sistema EAD no IFCE. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Raquel Figueiredo Barretto, Centro Universitário Unifanor Wyden

Professora do Curso de Direito do Centro Universitário Unifanor Wyden. Graduação em Letras. Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Mestrado em Saúde Coletiva.

Referências

BITTAR, E. C. B. Estudos sobre ensino jurídico: pesquisa, metodologia, diálogo e cidadania. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, W. R.; LIMA, C. T.; SANTOS, G. R. O docente em cursos de direito. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, p. 1-19, 2 nov. 2020.

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Castro, E. L. de ., Souza, L. N., & Barretto, R. F. (2021). Formação docente para novas práticas no ensino do direito. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6426

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)