Formação docente para novas práticas no ensino do direito
Palavras-chave:
Formação docente, Metodologias ativas, Práticas de ensinoResumo
O contexto de pandemia, que instaurou o distanciamento social, exigiu do docente uma ressignificação de sua prática pedagógica, com a aplicação de metodologias ativas ao processo de aprendizagem, abandonando o rigor formal das aulas tradicionalmente expositivas. O objetivo da pesquisa é verificar como a formação docente para inserção de novas práticas ao processo educacional impacta o ensino jurídico, utilizando-se, como metodologia, a pesquisa documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa. A partir dos dados analisados, verificou-se a necessidade de preparação do professor, em nível de pós-graduação, para atuar no ensino superior, uma vez que, em sua formação básica em Direito, não lhe foi oportunizado estudar os fundamentos da prática pedagógica, da didática, do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação. Daí a importância da formação continuada, para que o docente possa atualizar-se acerca das novas metodologias de ensino.
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Referências
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