Formação docente para novas práticas no ensino do direito
Palavras-chave:
Formação docente, Metodologias ativas, Práticas de ensinoResumo
O contexto de pandemia, que instaurou o distanciamento social, exigiu do docente uma ressignificação de sua prática pedagógica, com a aplicação de metodologias ativas ao processo de aprendizagem, abandonando o rigor formal das aulas tradicionalmente expositivas. O objetivo da pesquisa é verificar como a formação docente para inserção de novas práticas ao processo educacional impacta o ensino jurídico, utilizando-se, como metodologia, a pesquisa documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa. A partir dos dados analisados, verificou-se a necessidade de preparação do professor, em nível de pós-graduação, para atuar no ensino superior, uma vez que, em sua formação básica em Direito, não lhe foi oportunizado estudar os fundamentos da prática pedagógica, da didática, do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação. Daí a importância da formação continuada, para que o docente possa atualizar-se acerca das novas metodologias de ensino.
Downloads
Referências
BITTAR, E. C. B. Estudos sobre ensino jurídico: pesquisa, metodologia, diálogo e cidadania. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, W. R.; LIMA, C. T.; SANTOS, G. R. O docente em cursos de direito. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, p. 1-19, 2 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eveline Lima de Castro, Leticia Neves Souza, Raquel Figueiredo Barretto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.