Abordagem de fake news no ensino de química: concepções e práticas de professores

Autores

Palavras-chave:

Fake News, Prática, Professores, Química

Resumo

Muitas informações não baseadas na ciência, como as fake news, têm sido disseminadas na internet. A escola torna-se um espaço onde estas informações devem ser também abordadas. Nesse trabalho buscou-se investigar as concepções e práticas de professores de química do ensino médio sobre a abordagem de fake news na sala de aula. Esta pesquisa do tipo qualitativa e exploratória foi realizada com 5 professores de química que participaram de uma entrevista utilizando o aplicativo WhatsApp. Através das respostas dos professores, percebemos que estes não dominam o significado do termo fake news mas tem tido a necessidade de abordá-las na sala de aula devido a pandemia. Os participantes consideram que essa abordagem é importante para desenvolver a análise crítica por parte do aluno, mas que é necessário planejamento para se trabalhar as fake news.

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Biografia do Autor

Antonio Cleiton Lino de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Edinilza Maria Anastácio Feitosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará, Membro do Núcleo Estrutural Docente (Química-FACEDI-UECE). Já atuei como coordenadora de área do PIBID (2014-2018) e do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020).

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Sousa, A. C. L. de ., & Feitosa, E. M. A. . (2021). Abordagem de fake news no ensino de química: concepções e práticas de professores. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6632

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