Repositórios de materiais digitais para Educação Física: uma revisão integrativa
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Tecnologias da Informação e Comunicação, Repositórios, Materiais Educacionais DigitaisResumo
A sociedade a qual vivemos usa a tecnologia em seu cotidiano. Isto faz com que a educação use estas ferramentas digitais. A Educação Física escolar vem passando por uma reflexão em sua prática e a necessidade de usar as tecnologias faz-se importante por diversos fatores, dentre eles está a construção de material didático para as aulas. Neste contexto questiona-se: Onde o professor busca material de apoio para suas aulas? Objetiva refletir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas aulas de Educação Física escolar através da revisão integrativa, entre 2015 à 2021, buscando a pertinência na pesquisa acadêmica e como estas pesquisas contribuem na prática docente. O referencial teórico tem como base os estudos de Boscatto e Impolcetto (2016), Gonçalves et al. (2020), Souza Júnior et al. (2015), Oliveira e Mezzaroba (2012) e Torres et al. (2016). Como resultados encontramos dois artigos na Scielo, cinco no Google Acadêmico e um na CAPES. Esse estudo confirma que a Educação Física escolar possibilita conexões com repositórios para a construção de material didático digital.
Downloads
Referências
BOSCATTO, Juliano Daniel; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a Educação Física? Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 96-112, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p96. Acesso em: 23 jun. 2021.
COSTA, Maurício José Morais; MENDES, Anna Caroline Corrêa; MUNIZ, Djalda Maracira Castelo Branco; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Bibliotecas e Repositórios de Objetos de Aprendizagem: potencialidades para o processo de aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação. Ano 9. Número/Vol. 22, 2017. Acesso: 21 jun. 2021.
COUTO, Zuila Kelly. O uso de recursos educacionais digitais na educação básica (redeb): relato de experiência. Revista Práxis: saberes da extensão, João Pessoa, v. 5, n. 9, p. 34-39, maio/ago., 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p34-39. Acessoem: 7 jun 2021.
GONÇALVES, Gabriel Henrique Treter. et al. Conteúdos pedagógicos do esporte: uma revisão integrativa sobre instrumentos de medida. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, fev. p. 141-152, 2020. https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/6090/pdf. Acesso em: 25 jun. 2021.
GREIN, Pedro Paulo Boaventura; AMARAL, Marília Abrahão. Promoção da participação dos usuários no desenvolvimento de um repositório para recursos educacionais abertos. Revista Competência, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 41-54, jul./dez.,2015. http://dx.doi.org/10.24936/2177-4986.v8n2.2015.309. Acesso em: 21 de jun. 2021.
MACHADO, Roseli Belmonte; FONSECA, Denise Grosso da; MEDEIROS, Francine Muniz; FERNANDES, Nícolas. Educação Física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares.
Movimento, v. 26, e26081, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.106233. Acesso em: 21 jun. 2021.
OLIVEIRA, Russel Petresson Bezerra; MEZZAROBA, Cristiano. A utilização do livro didático na Educação Física escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Digital EFDesportes. Ano 17, n.º 173, out./2012.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de. et al. Educação Física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2., p. 479-493, 2015. https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/48272. Acesso em: 7 jun 2021.
TORRES, Aline Lima et al. As tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza. Educ. Temat. Digit. Campinas, SP. V.18, nº 1, p. 198-214, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640601. Acesso em: 9 jun 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Erico Roberto Duarte de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.