A Educação Escolar na Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins Piauí

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar, História, Quilombo

Resumo

O presente artigo visa reconstruir o percurso histórico da educação escolar, na Comunidade Remanescente de Quilombo-CRQ Brejão dos Aipins, até a construção da Escola Rural Filomena Nunes. Comunidade essa, que está localizada em Redenção do Gurgueia, no estado do Piauí. Como problematização questionamos: Como e quando chegou a escola na comunidade? A metodologia utilizada foi uma abordagem bibliográfica, tendo como fonte primária os estudos de Vogado (2014) e Nunes (2018). A investigação justifica-se pela possibilidade de conhecer diferentes aspectos da materialidade histórica, bem como revelar fatos, recorrendo a memória dos indivíduos partícipes do período que antecede a construção da Escola Rural Filomena Nunes na comunidade. Refazer esse percurso permitiu externar aos mais jovens a trajetória marcante da educação formal, até a construção da primeira escola na comunidade Brejão dos Aipins, Piauí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronnyel Nunes da Fonseca, Secretaria de Educação de Bom Jesus-PI

Pedagogo, especialista em Docência, Gestão e Supervisão escolar, Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Bom Jesus-PI e membro do grupo de estudo biografia de educadores (GEBE).

Edilene Batista Gomes, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Gestão e Supervisão Escolar com Habilitação em Docência do Ensino Superior e pedagoga.

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral, 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

ALBERTI, Verena; PEREIRA, Amilcar Araujo. (orgs.). Histórias do movimento negro no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC/FGV, 2007.

ARAGAO, M.; FREITAS, A. G. B.. Práticas de castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 17, p. 17-36, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1648/1024. Acesso em: 13 Jun. 2021.

BERNARDINI, S. P.; ATIQUE, F. A imaginação da materialidade e a materialidade da imaginação: a memória que percorre as cidades. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 27, n. 1, p. 7–10, 2019. DOI: 10.20396/resgate.v27i1.8655694. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8655694. Acesso em: 9 jun. 2021.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

DAMASCENO, E. P.; CUNHA, R. C. História e memória da unidade escolar Zezita Sampaio: das recordações às vivências aos olhos de professores. CONTRAPONTO, v. 3, p. 92-104, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/4318/2562. Acesso em: 25 de Jun. 2021.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

NUNES, Ranchimit, Batista. Quilombo de Brejão dos Aipins: Escolarização, organização e o empoderamento de mulheres afrodescendentes no campo. -1º ed. Curitiba: Appris, 2018.

SANTOS, D. M.; LIMA, S. O.. Movimento Quilombola do Piauí: participação e organização para além da terra. Informe Econômico (UFPI), v. 30, p. 35-41, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17606/11477. Acesso em: 19 de Jun. 2021.

SERAFIM, Olindina Cirilo Nascimento. O caminho do quilombo: histórias não contadas na educação escolar quilombola: Território Sapê do Norte-ES. 1. ed. – Curitiba: Appris, 2020.

SILVEIRA, E. S.. História oral e memória: A construção de um perfil de historiador-etnográfico. Ciência e Conhecimento, v. 1, p. 1-7, 2007.

SOUSA, Celia C. de; CARVALHO, L. V.. Cadeirão: saberes e práticas educativas. 1. ed. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2012.

VOGADO, Lara Jordana Paraguai. Mulheres quilombolas: No rastro da interface saúde, raça e cultura. 2014. 66 f., il. Monografia (bacharelado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2014.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Fonseca, R. N. da ., & Gomes, E. B. (2021). A Educação Escolar na Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins Piauí. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6205