Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia

Autores

Palavras-chave:

Precarização do Trabalho Docente, Educação à Distância, Ensino Remoto, Ensino Híbrido

Resumo

O propósito deste artigo é refletir sobre o contexto atual da precarização do trabalho docente, no âmbito da realidade que se reconfigurou e que foi posta de forma acelerada por conta da pandemia do Covid-19. Em função do novo formato de educação apresentado, devido o distanciamento social, mostramos algumas fragilidades do sistema educacional como a utilização de novas tecnologias no ensino remoto, da educação a distância (EaD) e do ensino híbrido como perspectiva parar um provável retorno às aulas. O trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica de documentos e de estudos sobre a temática do ensino remoto e híbrido, o qual apresenta novas formas de ensinar em virtude do caráter emergencial, em que profissionais acostumados à educação presencial, encontram-se forçados a se adaptar, predominando, assim, a precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Claudia Cristiane Andrade Barros, Universidade Estadual do Sudoeste Da Bahia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). Pós graduada em Educação Inclusiva pela Faculdade das Águas Emendadas. Pós graduada em  Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Matemática e Física. Licenciada em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática pela UESB. Professora da Rede Estadual no município de Vitória da Conquista - BA. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

Adriana da Silva Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Assistente Social da Secretária de Administração Penitenciária do Estado da Bahia – SEAP-BA. Membro do Grupo de Estudos Pesquisa e Políticas Públicas para Educação Superior. 

Franciny D’Esquivel Dutra, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Direito pela Universidade José do Rosário Vellano — UNIFENAS. Pós-Graduada em MBA em Gestão Pública pela UCAMPROMINAS. Pós- Graduada em Gestão Universitária pela UESB. Analista Universitário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia — UESB.

Risia Silva Chaves Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Psicopedagoga Clínica e Institucional pela FUNORTE — MG. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia — UESB. Graduada em Pedagogia pela UESB.

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada e bacharela em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora Titular lotada no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/ Campus XII. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/ Campus de Vitória da Conquista — BA. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq). Líder da LEPEAF (Linha de Estudo e Pesquisa em Atividade Física).

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Barros, C. C. A., Souza, A. da S., Dutra, F. D., Gusmão, R. S. C., & Cardoso, B. L. C. (2021). Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–23. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975