Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia
Palavras-chave:
Precarização do Trabalho Docente, Educação à Distância, Ensino Remoto, Ensino HíbridoResumo
O propósito deste artigo é refletir sobre o contexto atual da precarização do trabalho docente, no âmbito da realidade que se reconfigurou e que foi posta de forma acelerada por conta da pandemia do Covid-19. Em função do novo formato de educação apresentado, devido o distanciamento social, mostramos algumas fragilidades do sistema educacional como a utilização de novas tecnologias no ensino remoto, da educação a distância (EaD) e do ensino híbrido como perspectiva parar um provável retorno às aulas. O trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica de documentos e de estudos sobre a temática do ensino remoto e híbrido, o qual apresenta novas formas de ensinar em virtude do caráter emergencial, em que profissionais acostumados à educação presencial, encontram-se forçados a se adaptar, predominando, assim, a precarização do trabalho docente.
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