A reforma Capanema e a reestruturação do ensino técnico industrial
Palavras-chave:
Reforma Educacional, Reestruturação do ensino técnico, Lei Orgânica do Ensino Industrial (1942)Resumo
O objetivo desse artigo é compreender a reestruturação do Ensino Técnico no contexto da reforma educacional empreendida na gestão do ministro Gustavo Capanema (1934-1945), ocasionado pela necessidade de adaptar os interesses nacionais à industrialização do país e aos diferentes projetos em disputa. O estudo utiliza, como referências básicas as leituras de Cunha (2000); Fonseca (1961); Schwartzman; Bohemy e Costa (2000); Manfredi (2002) e outros, além da análise da legislação educacional. O texto explicita as concepções pedagógicas para o ensino profissional presentes na estruturação do ensino técnico e industrial, destacando a importância da Lei Orgânica do Ensino Industrial (1942) para atender as demandas impostas pela emergente indústria nacional. A referida reforma, apesar dos avanços, manteve a dualidade educacional, comprovada pela necessidade de se aprovar leis específicas para o ensino profissional (normal, industrial, agrícola, comercial).
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