A reforma Capanema e a reestruturação do ensino técnico industrial

Autores

Palavras-chave:

Reforma Educacional, Reestruturação do ensino técnico, Lei Orgânica do Ensino Industrial (1942)

Resumo

O objetivo desse artigo é compreender a reestruturação do Ensino Técnico no contexto da reforma educacional empreendida na gestão do ministro Gustavo Capanema (1934-1945), ocasionado pela necessidade de adaptar os interesses nacionais à industrialização do país e aos diferentes projetos em disputa. O estudo utiliza, como referências básicas as leituras de Cunha (2000); Fonseca (1961); Schwartzman; Bohemy e Costa (2000); Manfredi (2002) e outros, além da análise da legislação educacional. O texto explicita as concepções pedagógicas para o ensino profissional presentes na estruturação do ensino técnico e industrial, destacando a importância da Lei Orgânica do Ensino Industrial (1942) para atender as demandas impostas pela emergente indústria nacional. A referida reforma, apesar dos avanços, manteve a dualidade educacional, comprovada pela necessidade de se aprovar   leis específicas para o ensino profissional (normal, industrial, agrícola, comercial).

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Biografia do Autor

Sandra Maria de Assis, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestra pelo PPGEP (IFRN). Professora de História do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Caicó.

Geovilda Soares de Oliveira Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo programa de pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN). Educadora Social e Educadora Infantil do município de Natal/RN.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação, mestra em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e   professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Referências

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Publicado

2021-08-15

Como Citar

Assis, S. M. de ., Melo, G. S. de O. ., & Medeiros Neta, O. M. de . (2021). A reforma Capanema e a reestruturação do ensino técnico industrial. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6596