Professores iniciantes na educação básica em tempos pandêmicos
Palavras-chave:
Professores iniciantes, Educação Básica, Tempos pandêmicos, Desafios da docênciaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar algumas dificuldades sentidas por professores iniciantes na Educação Básica, especificamente, na educação infantil e nos anos iniciais, considerando dois aspectos: o momento da inserção profissional e o momento pandêmico que vivenciamos, no Brasil, desde 2020. A questão norteadora é assim expressa: quais as dificuldades sentidas pelos docentes iniciantes atuantes na Educação Básica quando inseridos na docência e frente ao cenário da pandemia? O referencial teórico se apoia nos estudos de Garcia (1999), Huberman (1995), Nono (2011), Farias (2020), entre outros. A metodologia que alicerça essa pesquisa é de abordagem qualitativa, sustentada pela revisão de literatura e pela aplicação de um questionário eletrônico. Os resultados e discussões indicaram que os desafios encontrados pelos docentes participantes da pesquisa são inúmeros e distintos e foram intensificados pelo cenário pandêmico no qual nos encontramos desde 2020.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, ago/dez, 2014. Disponível em: revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108. Acesso em: 27 jun. 2021.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjvv7GOhPrxAhX2GLkGHSCkCXYQFjAAegQIBhAD&url=https%3A%2F%2Fwww.redalyc.org%2Fpdf%2F374%2F37416210.pdf&usg=AOvVaw1nxlEmKaJXyki2nOuCHbl3. Acesso em: 26 jun. 2021.
CRUZ, Giseli Barreto. da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-15, e4149114, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiHi9Ls_PnxAhVHCrkGHdnyBNkQFjAAegQIBhAD&url=http%3A%2F%2Fwww.reveduc.ufscar.br%2Findex.php%2Freveduc%2Farticle%2Fdownload%2F4149%2F1081&usg=AOvVaw0jpnm20QEtKNgLGvsVgIRq. Acesso em: 20 jun. 2021.
ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. 268p.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). 34ª Ed. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 108p.
NONO, Maévil Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011. 176p.
NÓVOA, António. Professores, imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antonio Carlos de Sousa, Iure Coutre Gurgel, Isabel Maria Sabino de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.