Professores iniciantes na educação básica em tempos pandêmicos

Autores

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Educação Básica, Tempos pandêmicos, Desafios da docência

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar algumas dificuldades sentidas por professores iniciantes na Educação Básica, especificamente, na educação infantil e nos anos iniciais, considerando dois aspectos: o momento da inserção profissional e o momento pandêmico que vivenciamos, no Brasil, desde 2020. A questão norteadora é assim expressa: quais as dificuldades sentidas pelos docentes iniciantes atuantes na Educação Básica quando inseridos na docência e frente ao cenário da pandemia? O referencial teórico se apoia nos estudos de Garcia (1999), Huberman (1995), Nono (2011), Farias (2020), entre outros. A metodologia que alicerça essa pesquisa é de abordagem qualitativa, sustentada pela revisão de literatura e pela aplicação de um questionário eletrônico. Os resultados e discussões indicaram que os desafios encontrados pelos docentes participantes da pesquisa são inúmeros e distintos e foram intensificados pelo cenário pandêmico no qual nos encontramos desde 2020.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos de Sousa, Rede Municipal de Ensino de Russas

Professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Russas. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Teoria, Metodologia e Prática de Ensino pelo IFCE. Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq).

Iure Coutre Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq).

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq), realizando estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação e docência. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Sousa, A. C. de ., Gurgel, I. C. ., & Farias, I. M. S. de . (2021). Professores iniciantes na educação básica em tempos pandêmicos. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6550