Professores iniciantes na educação básica em tempos pandêmicos
Palavras-chave:
Professores iniciantes, Educação Básica, Tempos pandêmicos, Desafios da docênciaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar algumas dificuldades sentidas por professores iniciantes na Educação Básica, especificamente, na educação infantil e nos anos iniciais, considerando dois aspectos: o momento da inserção profissional e o momento pandêmico que vivenciamos, no Brasil, desde 2020. A questão norteadora é assim expressa: quais as dificuldades sentidas pelos docentes iniciantes atuantes na Educação Básica quando inseridos na docência e frente ao cenário da pandemia? O referencial teórico se apoia nos estudos de Garcia (1999), Huberman (1995), Nono (2011), Farias (2020), entre outros. A metodologia que alicerça essa pesquisa é de abordagem qualitativa, sustentada pela revisão de literatura e pela aplicação de um questionário eletrônico. Os resultados e discussões indicaram que os desafios encontrados pelos docentes participantes da pesquisa são inúmeros e distintos e foram intensificados pelo cenário pandêmico no qual nos encontramos desde 2020.
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