Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Práticas educativas, Emancipação, Formação continuada, Ensino RemotoResumo
Este artigo aborda as contribuições de Paulo Freire destinadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Optamos pela abordagem qualitativa aplicando-se um questionário aberto com três professoras que atuam na modalidade de ensino EJA no Centro de Educação de Jovens e Adultos localizado na periferia de Fortaleza, Ceará. Para a fundamentação teórica nos apoiamos nos seguintes autores: Freire (1967), Ribas e Soares (2012), Soares e Pedroso (2013), dentre outros. A partir deste cenário chegou-se à conclusão que as formações e práticas cotidianas visualizadas a partir das falas postas pelas professoras nos alertam que a EJA, mesmo fundamentada nas compreensões freirianas, continua realizando uma educação tradicional e conteudista. Neste sentido, entendemos que, para haver mudança é preciso que as práticas educativas sejam ancoradas numa perspectiva transformadora e emancipatória, vendo de forma coerente as contribuições do educador Paulo Freire nas salas de aula e nos atuais documentos que fundamentam essas políticas educacionais.
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Referências
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