Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Práticas educativas, Emancipação, Formação continuada, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo aborda as contribuições de Paulo Freire destinadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Optamos pela abordagem qualitativa aplicando-se um questionário aberto com três professoras que atuam na modalidade de ensino EJA no Centro de Educação de Jovens e Adultos localizado na periferia de Fortaleza, Ceará. Para a fundamentação teórica nos apoiamos nos seguintes autores: Freire (1967), Ribas e Soares (2012), Soares e Pedroso (2013), dentre outros. A partir deste cenário chegou-se à conclusão que as formações e práticas cotidianas visualizadas a partir das falas postas pelas professoras nos alertam que a EJA, mesmo fundamentada nas compreensões freirianas, continua realizando uma educação tradicional e conteudista. Neste sentido, entendemos que, para haver mudança é preciso que as práticas educativas sejam ancoradas numa perspectiva transformadora e emancipatória, vendo de forma coerente as contribuições do educador Paulo Freire nas salas de aula e nos atuais documentos que fundamentam essas políticas educacionais.  

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Biografia do Autor

Nadja Rinelle Oliveira de Almeida, Universidade do Estado do Cariri

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutora e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Inambê Sales Fontenele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado do Cariri (URCA). Doutora e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

Ana Célia Sousa Freitas, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Fortaleza (FLATED). Professora da rede pública municipal de Fortaleza.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 08 abril. 2021.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafio. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1967.

RIBAS, M.; SOARES, S. T. Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. In: Seminário de pesquisa em educação da região sul, 9., 2012, Anais [...] Formação de Professores, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1026/448. Acesso em: 10 jun. 2021.

SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire. Revista ETD – Educ. temat. digit. Campinas, SP, v.15, n. 2, p.250-263, maio/ago. 2013.

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Almeida, N. R. O. de, Fontenele, I. S., & Freitas, A. C. S. (2021). Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6151

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