Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Práticas educativas, Emancipação, Formação continuada, Ensino RemotoResumo
Este artigo aborda as contribuições de Paulo Freire destinadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Optamos pela abordagem qualitativa aplicando-se um questionário aberto com três professoras que atuam na modalidade de ensino EJA no Centro de Educação de Jovens e Adultos localizado na periferia de Fortaleza, Ceará. Para a fundamentação teórica nos apoiamos nos seguintes autores: Freire (1967), Ribas e Soares (2012), Soares e Pedroso (2013), dentre outros. A partir deste cenário chegou-se à conclusão que as formações e práticas cotidianas visualizadas a partir das falas postas pelas professoras nos alertam que a EJA, mesmo fundamentada nas compreensões freirianas, continua realizando uma educação tradicional e conteudista. Neste sentido, entendemos que, para haver mudança é preciso que as práticas educativas sejam ancoradas numa perspectiva transformadora e emancipatória, vendo de forma coerente as contribuições do educador Paulo Freire nas salas de aula e nos atuais documentos que fundamentam essas políticas educacionais.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 08 abril. 2021.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafio. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1967.
RIBAS, M.; SOARES, S. T. Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. In: Seminário de pesquisa em educação da região sul, 9., 2012, Anais [...] Formação de Professores, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1026/448. Acesso em: 10 jun. 2021.
SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire. Revista ETD – Educ. temat. digit. Campinas, SP, v.15, n. 2, p.250-263, maio/ago. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nadja Rinelle Oliveira de Almeida, Inambê Sales Fontenele, Ana Célia Sousa Freitas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.