Apresentação (v. 2, nº 4, 2021)

Autores

Palavras-chave:

Ensino em Perspectivas, Artigos, Volume2 número 4, Enpe

Resumo

A Ensino em Perspectivas é periódico científico da área do ensino, sendo chancelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE). Este periódico publica artigos científicos, relatos de experiência e resumos que abarquem discussões acerca de práticas e teorias de ensino em contextos nacional e internacional. Em números a Enpe já publicou: 16 textos no volume 1 número 1 do ano de 2020; 16 textos no volume 1 número 2 do ano de 2020; 34 textos no volume 2 número 1 do ano de 2021; 51 textos no volume 2 número 2 do ano de 2021; e 124 textos no volume 2 número 3 -Edição especial: formação de professores. No volume 2 número 4 do ano de 2021 tivemos a publicação de 93 artigos, 9 relatos de experiência e 10 resumos. A revista EnPe preza pela disseminação gratuita do conhecimento com livre acesso aos seus leitores. Assim, vos convidamos à leitura dos manuscritos com votos de satisfação!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE).

Referências

ALBUQUERQUE, R. S. de . Educação em tempos de pandemia: sentimentos e percepções dos professores. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6714. Acesso em: 13 dez. 2021.

ALMEIDA, L. A. A. de .; AZEVEDO, A. P. de L. A. .; GONÇALVES, C. de L. . Construção de memórias em interface a profissionalização docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6351. Acesso em: 13 dez. 2021.

ALMEIDA, V. S. de .; MARTINS, O. A. da S. .; DUARTE, M. N. M. . Educação Física escolar e multimídias: novos contextos de implementação da BNCC. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6414. Acesso em: 13 dez. 2021.

ALVES, M. M. .; CASTRO, M. A. de .; CASTRO, D. D. de . “Será que mistura?”: experiências na Educação Infantil em Horizonte-CE utilizando líquidos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6716. Acesso em: 13 dez. 2021.

AMORIM, S. R. M. de; SANTOS, D. S. dos; PIRES, R. L. . Do planejado ao vivido: imprevisibilidades nas travessias de educadores (1911-1930). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6042. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANDRADE SOBRINHA , . Z. M. L. . .; BESERRA, R. C. M. . Debates em educação popular: afetos, experiências e (des)construções coletivas . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6744. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANDRADE, A. F. de L. .; SILVA, C. W. M. da; SILVA, A. D. B. da . A psicogênese da língua escrita: um estudo na prática. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6677. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANDRADE, A. M. T. .; ALBUQUERQUE, L. B. .; GOMES, A. B. B. . Uma prática de ensino remoto na escola pública municipal Autran Nunes. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6660. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANDRADE, G. M. de; CAMPANI, A. .; HOLANDA, V. C. C. de . A potencialidade decolonial das narrativas interculturais na docência indigena. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6206. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANSELMO, K. de B. .; SOUZA, L. O. de . Formação contínua de docentes em contexto de pandemia do coronavírus. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6477. Acesso em: 13 dez. 2021.

ARAÚJO, L. G. .; ARAGÃO, C. de O. .; NUNES, T. R. . O professor de ensino médio como agente de letramento digital na pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6711. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARBOSA, M. dos S. .; BARBOSA, Éden dos S. .; VASCONCELOS, J. G. . Memória e oralidade, sementes da educação africana plantadas na diáspora. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6213. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARCELOS, S. de M. V. .; CAMPOS, G. E. C. .; LIMA, M. V. da S. . Importância da Filosofia na educação básica e na universidade. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6215. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARRA, T. B. A. .; OLIVEIRA, R. L. de .; FIGUEIREDO, J. B. de A. . A didática no Ensino Superior: uma experiência dialógica de estágio em docência . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5989. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARROS, . . F. J. de O. .; HAIASHIDA, K. A. . Clube de leitura: aprendizagem em construção. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6676. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARROSO, F. dos R. .; SILVA, T. M. R. .; MATOS, G. de O. . Pandemia e educação jurídica por aulas remotas em Sobral (Ceará, BR). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6695. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRANDÃO, R. A. M.; CÂMARA, Y. R.; MONTEIRO, M. A. . Educação domiciliar: a pauta dos costumes e do capital em disputa . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6606. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRITO, E. P. . Simbologia do cabelo: estudo sobre as mulheres trançadeiras de Marabá. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6724. Acesso em: 13 dez. 2021.

CÂMARA, Y. R. Profetas da chuva quixadaenses: ancestralidade, cultura popular, oralidade, memória, resistência. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6661. Acesso em: 13 dez. 2021.

CARVALHO, M. O. P. de; SILVA, C. H. do N. .; PARENTE, J. R. F. A importância da ludicidade: aprendizagem significativa nos espaços não escolares. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6152. Acesso em: 13 dez. 2021.

CASTRO, D. D. de .; ALVES, M. M. .; CASTRO, M. A. de. “Professora, tem um arco-íris no meu quintal!”: uma vivência multicolorida. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6625. Acesso em: 13 dez. 2021.

CASTRO, E. L. de .; SOUZA, L. N.; BARRETTO, R. F. . Formação em Direitos Humanos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6394. Acesso em: 13 dez. 2021.

CASTRO, M. A. de; ALVES, M. M. .; CASTRO, D. D. de . Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6679. Acesso em: 13 dez. 2021.

CÉSAR, F. R. M.; ARAÚJO, M. C. M. de .; MOREIRA, R. N. de M. . Práxis pedagógicas de enfrentamento ao racismo no Ensino Médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5778. Acesso em: 13 dez. 2021.

COSTA, F. A. J. da; MAIA, M. B. P. M. O feminino na dança do coco de roda de Majorlândia-Ce. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5970. Acesso em: 13 dez. 2021.

COSTA, J. B.; FEITOZA, F. E. F. Tecendo experiência: vivências do estágio supervisionado I do curso de Pedagogia/UECE. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6158. Acesso em: 13 dez. 2021.

CRISTO JUNIOR, C. H. N. de; NEVES, L. E. de O. .; MIRANDA, D. T. de S. Z. . Influência da linguagem do professor no processo de ensino-aprendizagem. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6486. Acesso em: 13 dez. 2021.

DECOTTIGNIES , . M. P. .; OLIVEIRA, E. A. M. Museu Escolar: uma experiência de educação patrimonial realizada em Cariacica/ES . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6748. Acesso em: 13 dez. 2021.

DERING, R. de O. . A educação no Brasil em tempos de pandemia (antes-durante-após): reflexões na perspectiva decolonial . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6602. Acesso em: 13 dez. 2021.

DIAS, R. .; PÁDUA, A. S. .; MENDES, I. . Administração Pública no século XXI: tendências no ensino e aprendizagem de soft skills. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–24, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6727. Acesso em: 13 dez. 2021.

FALCÃO, R. D. .; MEDEIROS NETA, O. M. de . Teatro ou educação do absurdo? Análise da peça “A Lição”. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–26, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5932. Acesso em: 13 dez. 2021.

FARIAS, G. de A. .; MEDEIROS NETA, O. M. de . (Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6623. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERNANDES, J. H. M. . Portfólio na Educação Infantil: avaliação e re (construção) da aprendizagem . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6611. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERREIRA, E. M. B. .; SILVA, J. F. L. e; CORREIA, J. R. . A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6475. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERREIRA, M. do S. da S. . As práticas educativas a partir das narrativas de professores e dos estudantes privados de liberdade: uma análise do processo formativo. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6712. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERREIRA, M. L. . Método Montessori no ensino infantil em tempos de coronavírus: duas realidades distintas?. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6687. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERRO, F. L. .; FERREIRA, L. de M. . Responsabilidade Social Universitária: um estudo em uma instituição de Ensino Superior privada no Ceará. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6608. Acesso em: 13 dez. 2021.

GOMES, A. K. B. Considerações acerca das políticas educacionais no Brasil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6387. Acesso em: 13 dez. 2021.

GONÇALVES , L. da S. .; REIS, S. M. A. de O. Perfil de mulheres cientistas e assimetrias de gênero. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6554. Acesso em: 13 dez. 2021.

GUERRA, A. L. V. . Criatividade na escola: refletindo sobre currículo e práticas pedagógicas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6694. Acesso em: 13 dez. 2021.

GUIMARÃES, M. D. .; ALVES, L. R. de O. . Tudo foi a gente indo atrás: histórias e memórias de uma moradora indígena sobre o Jangurussu. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6218. Acesso em: 13 dez. 2021.

LIMA , G. S. N.; COLARES, M. L. I. S. . Estágio supervisionado em gestão escolar: relato de experiência . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6746. Acesso em: 13 dez. 2021.

LIMA , M. do S. N. O. F. .; SILVA, C. M. L. . Prática docente de alunos com deficiências no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6621. Acesso em: 13 dez. 2021.

LIMA, M. A. de .; FERREIRA COSTA, F. J.; PEREIRA, K. R. C. . Formação humana na formação de professores do campo no Ceará. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6434. Acesso em: 13 dez. 2021.

LIMA, M. de F. O.; SILVA, I. B. da . Imagens em movimento no Livro de didático de História . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6717. Acesso em: 13 dez. 2021.

LOBATO, A. M. L. .; CAETANO, M. C. . Desempenho Acadêmico do Curso de Pedagogia de Ingressos em 2015 no IFPA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6417. Acesso em: 13 dez. 2021.

LOPES, M. M. C. .; NASCIMENTO, T. M. do . Programa de iniciação científica e formação de professores: percurso histórico e contributos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6427. Acesso em: 13 dez. 2021.

MAGALHÃES, M. de L. T. .; PORTO, B. de S. . Narrativas docentes e saberes pedagógicos de professores do ensino superior. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6418. Acesso em: 13 dez. 2021.

MAIA, J. E. N.; KONZEN, A. S. M. Multiculturalismo e educação integral: reflexões sobre currículo e identidade . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5926. Acesso em: 13 dez. 2021.

MARQUES, J. P. Educação patrimonial e ensino da história local na educação básica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6208. Acesso em: 13 dez. 2021.

MATOS, R. G. S. .; RABELO, J. da S. .; PAIVA, I. de C. . Brincadeiras e interações como eixos norteadores na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6639. Acesso em: 13 dez. 2021.

MELO, M. M. O. . Projeto de iniciação científica: experiência acadêmica em temática na pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6752. Acesso em: 13 dez. 2021.

MELO, M. M. O. .; LIMA, N. L. G. de. A EJA no Plano Nacional de Educação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6594. Acesso em: 13 dez. 2021.

MENESES, J. M. .; ARAÚJO, A. S. .; RODRIGUES, L. A. de M. . A saúde mental dos professores no cenário de pandemia, em Sobral-CE. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5993. Acesso em: 13 dez. 2021.

MENEZES, M. Z. B. .; SOUSA, F. G. A. de. Memórias de uma professora cearense atuante entre os séculos XX e XXI. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6211. Acesso em: 13 dez. 2021.

MOURA, M. L. de; GUIMARÃES, Ênio J. G. . História da Educação de Tabuleiro: aspectos regionais da educação cearense. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6686. Acesso em: 13 dez. 2021.

NASCIMENTO, B. G. do .; BÔTO, A. H. V. .; CAVALCANTE, M. M. D. . Reflexões sobre as orientações curriculares prioritárias do Ceará na formação continuada. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6287. Acesso em: 13 dez. 2021.

NASCIMENTO, F. A. A. A. C. .; ROCHA, B. P. de A. . Estratégias cognitivas e metacognitivas no Ensino Superior. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6747. Acesso em: 13 dez. 2021.

NEVES, M. O.; CORRÊA, J. L. C. . A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6460. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA , B. G. .; SOUSA, A. N. P. de; SILVA, L. B. A. da . Gestão Democrático-participativa: desafios frente à pandemia em uma escola municipal. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6607. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA, K. de C. .; SALES, A. B. de .; RODRIGUES, C. S. D. . O planejamento na prática docente: perspectivas de professores do Ensino Fundamental. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6691. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA, R. L. de .; BARRA, T. B. A. .; FIGUEIREDO, J. B. de A. . A didática em diálogo com a pedagogia freireana . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6350. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA, S. M. S. de .; SILVA, C. D. M. da .; BENIGNO, G. G. F. . Privatizar é preciso: o ataque neoliberal à educação pública brasileira. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6662. Acesso em: 13 dez. 2021.

PAIVA, I. de C. .; RABELO, J. da S. .; MATOS, R. G. S. . Estágio supervisionado na educação infantil: reflexão para a formação docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6681. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, A. dos S. .; QUEIROZ, R. G. L. de .; ARAÚJO, S. A. F. de . Ensino remoto emergencial na Educação Infantil: dificuldades e possibilidades. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6680. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do v. 2, n. 1, 2021. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5560. Acesso em: 20 set. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do volume 2 número 3 (Edição especial: formação de professores). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7122. Acesso em: 20 dez. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do volume 2, número 2, 2021. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6336. Acesso em: 20 set. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação da Revista Ensino em Perspectivas (V1 n2, 2020). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–4, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5562. Acesso em: 20 set. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do Volume 1 Número 1 (2020). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–4, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5561. Acesso em: 20 set. 2021.

PEREIRA, A. U. .; BARBOSA, M. J.; PEREIRA, S. D. . O aplicativo WhatsApp no ensino da gramática contextualizada. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6725. Acesso em: 13 dez. 2021.

PINHEIRO, M. N. dos S. .; RODRIGUES, T. A. .; MESQUITA, E. S. . Educação infantil e atendimento remoto: ressignificando tempos, espaços e materiais. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6643. Acesso em: 13 dez. 2021.

PONTES, L. M. A. . Práticas educativas: uma análise do conto de Moreira Campos, uma produção textual. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6650. Acesso em: 13 dez. 2021.

PONTES, N. D. C. .; SILVA, F. J. O. da .; FLORÊNCIO, V. R. C. . Atuação do Grupo Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas durante a pandemia do Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6549. Acesso em: 13 dez. 2021.

PONTES, S. E. da R. S. .; SIQUEIRA, R. A. F. .; CARNEIRO, E. S. . Fortalecimento de vínculos entre família e escola na Educação Infantil . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6685. Acesso em: 13 dez. 2021.

QUEIROZ, M. de; SOUSA, F. G. A. de; PAULA, G. Q. de. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057. Acesso em: 13 dez. 2021.

REBOUÇAS, W. A. S.; LEITE, M. L. da S. .; SILVA, Y. R. C. da . Análise da escrita: um estudo de caso fundamentado na psicogênese. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6693. Acesso em: 13 dez. 2021.

RIBEIRO, R. M. F. Academia Literária Afro-Liberta na Escola Professor Júlio Holanda. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6764. Acesso em: 13 dez. 2021.

RODRIGUES, G. C. B. . O Estágio Supervisionado em História EAD: a dialogicidade em tempos de pandemia . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6688. Acesso em: 13 dez. 2021.

RODRIGUES, T. A. .; PINHEIRO, M. N. dos S. .; VASCONCELOS, M. A. de D. M. . Formação de professores durante o ensino remoto: tessituras em construção. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6478. Acesso em: 13 dez. 2021.

SALOMÃO, D. A. . Docentes iniciantes em cenário de inclusão: mapeando teses e dissertações. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6617. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTANA, I. C. H. Percepção ambiental: representações sociais de professores da educação básica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6547. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTANA, J. de C. .; BARROS, A. L. P. de; OLIVEIRA, S. A. de . Saberes experienciais no entrelaçamento de brincadeiras no processo de alfabetização. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6754. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTIAGO, K. M. da C.; FREIRE, S. H. de S. L. M. .; SILVA, V. L. D. da . Compreensões acerca das representações sociais e do racismo na contemporaneidade . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6362. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, G. C. S.; MOTA, A. P. A. .; MOTA, L. A. . A educação inclusiva nas produções da Pós-graduação da UECE . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6612. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, M. C. X. dos .; SIMÕES, E. D. B. S.; LINS, C. P. A. Contribuições do Programa Mais Alfabetização para a formação e profissionalidade docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6369. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, M. N. dos .; ALVES, F. C. .; ARRAES, A. V. A. . Gestão escolar no contexto pandêmico. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6069. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, M. W. dos .; GARCIA, V. F. .; TOMOTO, T. H. . Raízes e resistência: educação, leituras e escritas no quilombo Cafundó. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6710. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, S. G. A. dos .; LINS, C. P. A. Educação integral e escola em tempo integral: aproximações e distanciamentos . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6065. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA , J. W. C. da . O uso pedagógico do QR Code no ensino de História. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6713. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA NETO, O. M. da . A Casa dos Estudantes do Império (CEI): entre o colonialismo e as lutas de libertação nacional. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6757. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, C. L. da .; SOUSA, A. B. A. C. de .; COSTA, M. A. A. da . Reflexões acerca da escolarização e docência de Eunice Soares de Lima. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6214. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, C. R. da .; FREITAS, A. C. S. .; ALMEIDA, N. R. O. de . A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6626. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, I. N. da .; MOTA, E. F. . Avaliação somativa da aprendizagem no ensino presencial e remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6396. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, J. F. da .; LINS, C. P. A. A instrumentalização das práticas docentes via formação continuada de professores. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6348. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, J. S. da .; FERNANDES, F. R. .; BRANDENBURG, C. . Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6352. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, M. C. da. Estágio supervisionado de forma remota: recorte de uma experiência. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6212. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, M. dos R. M. .; SILVA, L. G. da . Bolsa família e suas contribuições para educação pública . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6428. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, M. R. da .; SOUZA, M. E. L. de .; ALMEIDA, V. S. de . Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: desafios e perspectivas. . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6728. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, M. S. .; REIS, S. M. A. de O. . Tecnologias sociais contextualizadas para a convivência com o semiárido: dialogando com os sujeitos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6659. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, N. N. C. da; NOVAES, M. A. B. de; GONÇALVES, R. M. de P. . A educação brasileira no período de 1500 a 1960: notas introdutórias. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6384. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, Z. M. C. e .; FONSECA, R. N. da . Trajetória de escolarização e atuação profissional de um educador piauiense. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6217. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVEIRA, N. M. G. .; SANTOS, L. K. F. .; STASCXAK, F. M. Os desafios das crianças com autismo à Educação Inclusiva. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6620. Acesso em: 13 dez. 2021.

SIMPLÍCIO, A. K. M.; MATOS, Érica G. de; RIBEIRO, L. T. F. . Os desafios atuais do ensino remoto: uma didática replanejada. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6155. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUSA FILHO, F. G. de; MENEZES, E. N. de . A formação continuada em tempos de pandemia de Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6459. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUSA, F. V. P. de .; MOURA, A. S. B. . O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6397. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUSA, L. G. de .; VALÉRIO, R. B. R. . Química experimental no ensino remoto em tempos de Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6652. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUSA, R. R. de .; COSTA, C. E. da S. .; NASCIMENTO, A. P. L. do . Avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do SPAECE: ensino fundamental. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6692. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, A. V. R. de .; SILVA, I. B. da . A representação da mulher negra nos livros didáticos de História PNLD 2020. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6393. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, G. P. . Formação docente em tempos de pandemia: experiência na gestão escolar . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6683. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, J. de J.; REIS, S. M. A. de O. . Olhares reflexivos sobre as práticas formativas no Pibid. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6751. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, L. O. de .; ANSELMO, K. de B. . Educação remota à luz de Paulo Freire: intensificação da exclusão. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6618. Acesso em: 13 dez. 2021.

TEIXEIRA , C. de J. S. . . O Pibid e suas contribuições para a formação docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6750. Acesso em: 13 dez. 2021.

TEIXEIRA, M. N. .; ARAÚJO FILHO, P. C. R. .; ARAÚJO, H. de L. M. R. . As relações étnico-raciais para convívio escolar na educação básica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6360. Acesso em: 13 dez. 2021.

TEIXEIRA, O. B.; MENDES, A. R. A. .; NASCIMENTO, M. N. do. Educação do campo: política social de emancipação humana. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6423. Acesso em: 13 dez. 2021.

VASCONCELOS , M. G. S. . Docência universitária: desafios na formação de professores e a Andragogia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6413. Acesso em: 13 dez. 2021.

ZARAZAGA, B. F.; HERRERO, S. S. . Conocer el medio marino con libros ilustrados informacionales. Una experiencia para el 3º ciclo de Primaria . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6678. Acesso em: 13 dez. 2021.

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Pereira, A. S. M. (2021). Apresentação (v. 2, nº 4, 2021). Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–21. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7445