Apresentação do volume 2, número 4, 2021

Autores

Palavras-chave:

Ensino em Perspectivas, Artigos, Volume2 número 4

Resumo

A Ensino em Perspectivas é periódico científico da área do ensino, sendo chancelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE); tendo como escopo a publicação de artigos científicos, relatos de experiência e resumos que abarquem discussões acerca de práticas e teorias de ensino em contextos nacional e internacional, e que subsidiem a disseminação do conhecimento. Em números a Enpe já publicou: 16 textos no volume 1 número 1 do ano de 2020; 16 textos no volume 1 número 2 do ano de 2020; 34 textos no volume 2 número 1 do ano de 2021; 51 textos no volume 2 número 2 do ano de 2021; e 124 textos no volume 2 número 3 -Edição especial: formação de professores. No volume 2 número 4 do ano de 2021 tivemos a publicação de 93 artigos, 9 relatos de experiência e 10 resumos. A revista EnPe preza pela disseminação gratuita do conhecimento com livre acesso aos seus leitores. Assim, vos convidamos à leitura dos manuscritos com votos de deleite!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE).

Referências

ALBUQUERQUE, R. S. de . Educação em tempos de pandemia: sentimentos e percepções dos professores. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6714. Acesso em: 13 dez. 2021.

ALMEIDA, L. A. A. de .; AZEVEDO, A. P. de L. A. .; GONÇALVES, C. de L. . Construção de memórias em interface a profissionalização docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6351. Acesso em: 13 dez. 2021.

ALMEIDA, V. S. de .; MARTINS, O. A. da S. .; DUARTE, M. N. M. . Educação Física escolar e multimídias: novos contextos de implementação da BNCC. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6414. Acesso em: 13 dez. 2021.

ALVES, M. M. .; CASTRO, M. A. de .; CASTRO, D. D. de . “Será que mistura?”: experiências na Educação Infantil em Horizonte-CE utilizando líquidos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6716. Acesso em: 13 dez. 2021.

AMORIM, S. R. M. de; SANTOS, D. S. dos; PIRES, R. L. . Do planejado ao vivido: imprevisibilidades nas travessias de educadores (1911-1930). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6042. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANDRADE SOBRINHA , . Z. M. L. . .; BESERRA, R. C. M. . Debates em educação popular: afetos, experiências e (des)construções coletivas . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6744. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANDRADE, A. F. de L. .; SILVA, C. W. M. da; SILVA, A. D. B. da . A psicogênese da língua escrita: um estudo na prática. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6677. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANDRADE, A. M. T. .; ALBUQUERQUE, L. B. .; GOMES, A. B. B. . Uma prática de ensino remoto na escola pública municipal Autran Nunes. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6660. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANDRADE, G. M. de; CAMPANI, A. .; HOLANDA, V. C. C. de . A potencialidade decolonial das narrativas interculturais na docência indigena. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6206. Acesso em: 13 dez. 2021.

ANSELMO, K. de B. .; SOUZA, L. O. de . Formação contínua de docentes em contexto de pandemia do coronavírus. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6477. Acesso em: 13 dez. 2021.

ARAÚJO, L. G. .; ARAGÃO, C. de O. .; NUNES, T. R. . O professor de ensino médio como agente de letramento digital na pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6711. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARBOSA, M. dos S. .; BARBOSA, Éden dos S. .; VASCONCELOS, J. G. . Memória e oralidade, sementes da educação africana plantadas na diáspora. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6213. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARCELOS, S. de M. V. .; CAMPOS, G. E. C. .; LIMA, M. V. da S. . Importância da Filosofia na educação básica e na universidade. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6215. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARRA, T. B. A. .; OLIVEIRA, R. L. de .; FIGUEIREDO, J. B. de A. . A didática no Ensino Superior: uma experiência dialógica de estágio em docência . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5989. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARROS, . . F. J. de O. .; HAIASHIDA, K. A. . Clube de leitura: aprendizagem em construção. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6676. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARROSO, F. dos R. .; SILVA, T. M. R. .; MATOS, G. de O. . Pandemia e educação jurídica por aulas remotas em Sobral (Ceará, BR). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6695. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRANDÃO, R. A. M.; CÂMARA, Y. R.; MONTEIRO, M. A. . Educação domiciliar: a pauta dos costumes e do capital em disputa . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6606. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRITO, E. P. . Simbologia do cabelo: estudo sobre as mulheres trançadeiras de Marabá. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6724. Acesso em: 13 dez. 2021.

CÂMARA, Y. R. Profetas da chuva quixadaenses: ancestralidade, cultura popular, oralidade, memória, resistência. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6661. Acesso em: 13 dez. 2021.

CARVALHO, M. O. P. de; SILVA, C. H. do N. .; PARENTE, J. R. F. A importância da ludicidade: aprendizagem significativa nos espaços não escolares. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6152. Acesso em: 13 dez. 2021.

CASTRO, D. D. de .; ALVES, M. M. .; CASTRO, M. A. de. “Professora, tem um arco-íris no meu quintal!”: uma vivência multicolorida. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6625. Acesso em: 13 dez. 2021.

CASTRO, E. L. de .; SOUZA, L. N.; BARRETTO, R. F. . Formação em Direitos Humanos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6394. Acesso em: 13 dez. 2021.

CASTRO, M. A. de; ALVES, M. M. .; CASTRO, D. D. de . Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6679. Acesso em: 13 dez. 2021.

CÉSAR, F. R. M.; ARAÚJO, M. C. M. de .; MOREIRA, R. N. de M. . Práxis pedagógicas de enfrentamento ao racismo no Ensino Médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5778. Acesso em: 13 dez. 2021.

COSTA, F. A. J. da; MAIA, M. B. P. M. O feminino na dança do coco de roda de Majorlândia-Ce. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5970. Acesso em: 13 dez. 2021.

COSTA, J. B.; FEITOZA, F. E. F. Tecendo experiência: vivências do estágio supervisionado I do curso de Pedagogia/UECE. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6158. Acesso em: 13 dez. 2021.

CRISTO JUNIOR, C. H. N. de; NEVES, L. E. de O. .; MIRANDA, D. T. de S. Z. . Influência da linguagem do professor no processo de ensino-aprendizagem. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6486. Acesso em: 13 dez. 2021.

DECOTTIGNIES , . M. P. .; OLIVEIRA, E. A. M. Museu Escolar: uma experiência de educação patrimonial realizada em Cariacica/ES . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6748. Acesso em: 13 dez. 2021.

DERING, R. de O. . A educação no Brasil em tempos de pandemia (antes-durante-após): reflexões na perspectiva decolonial . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6602. Acesso em: 13 dez. 2021.

DIAS, R. .; PÁDUA, A. S. .; MENDES, I. . Administração Pública no século XXI: tendências no ensino e aprendizagem de soft skills. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–24, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6727. Acesso em: 13 dez. 2021.

FALCÃO, R. D. .; MEDEIROS NETA, O. M. de . Teatro ou educação do absurdo? Análise da peça “A Lição”. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–26, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5932. Acesso em: 13 dez. 2021.

FARIAS, G. de A. .; MEDEIROS NETA, O. M. de . (Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6623. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERNANDES, J. H. M. . Portfólio na Educação Infantil: avaliação e re (construção) da aprendizagem . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6611. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERREIRA, E. M. B. .; SILVA, J. F. L. e; CORREIA, J. R. . A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6475. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERREIRA, M. do S. da S. . As práticas educativas a partir das narrativas de professores e dos estudantes privados de liberdade: uma análise do processo formativo. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6712. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERREIRA, M. L. . Método Montessori no ensino infantil em tempos de coronavírus: duas realidades distintas?. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6687. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERRO, F. L. .; FERREIRA, L. de M. . Responsabilidade Social Universitária: um estudo em uma instituição de Ensino Superior privada no Ceará. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6608. Acesso em: 13 dez. 2021.

GOMES, A. K. B. Considerações acerca das políticas educacionais no Brasil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6387. Acesso em: 13 dez. 2021.

GONÇALVES , L. da S. .; REIS, S. M. A. de O. Perfil de mulheres cientistas e assimetrias de gênero. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6554. Acesso em: 13 dez. 2021.

GUERRA, A. L. V. . Criatividade na escola: refletindo sobre currículo e práticas pedagógicas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6694. Acesso em: 13 dez. 2021.

GUIMARÃES, M. D. .; ALVES, L. R. de O. . Tudo foi a gente indo atrás: histórias e memórias de uma moradora indígena sobre o Jangurussu. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6218. Acesso em: 13 dez. 2021.

LIMA , G. S. N.; COLARES, M. L. I. S. . Estágio supervisionado em gestão escolar: relato de experiência . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6746. Acesso em: 13 dez. 2021.

LIMA , M. do S. N. O. F. .; SILVA, C. M. L. . Prática docente de alunos com deficiências no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6621. Acesso em: 13 dez. 2021.

LIMA, M. A. de .; FERREIRA COSTA, F. J.; PEREIRA, K. R. C. . Formação humana na formação de professores do campo no Ceará. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6434. Acesso em: 13 dez. 2021.

LIMA, M. de F. O.; SILVA, I. B. da . Imagens em movimento no Livro de didático de História . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6717. Acesso em: 13 dez. 2021.

LOBATO, A. M. L. .; CAETANO, M. C. . Desempenho Acadêmico do Curso de Pedagogia de Ingressos em 2015 no IFPA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6417. Acesso em: 13 dez. 2021.

LOPES, M. M. C. .; NASCIMENTO, T. M. do . Programa de iniciação científica e formação de professores: percurso histórico e contributos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6427. Acesso em: 13 dez. 2021.

MAGALHÃES, M. de L. T. .; PORTO, B. de S. . Narrativas docentes e saberes pedagógicos de professores do ensino superior. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6418. Acesso em: 13 dez. 2021.

MAIA, J. E. N.; KONZEN, A. S. M. Multiculturalismo e educação integral: reflexões sobre currículo e identidade . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5926. Acesso em: 13 dez. 2021.

MARQUES, J. P. Educação patrimonial e ensino da história local na educação básica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6208. Acesso em: 13 dez. 2021.

MATOS, R. G. S. .; RABELO, J. da S. .; PAIVA, I. de C. . Brincadeiras e interações como eixos norteadores na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6639. Acesso em: 13 dez. 2021.

MELO, M. M. O. . Projeto de iniciação científica: experiência acadêmica em temática na pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6752. Acesso em: 13 dez. 2021.

MELO, M. M. O. .; LIMA, N. L. G. de. A EJA no Plano Nacional de Educação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6594. Acesso em: 13 dez. 2021.

MENESES, J. M. .; ARAÚJO, A. S. .; RODRIGUES, L. A. de M. . A saúde mental dos professores no cenário de pandemia, em Sobral-CE. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5993. Acesso em: 13 dez. 2021.

MENEZES, M. Z. B. .; SOUSA, F. G. A. de. Memórias de uma professora cearense atuante entre os séculos XX e XXI. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6211. Acesso em: 13 dez. 2021.

MOURA, M. L. de; GUIMARÃES, Ênio J. G. . História da Educação de Tabuleiro: aspectos regionais da educação cearense. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6686. Acesso em: 13 dez. 2021.

NASCIMENTO, B. G. do .; BÔTO, A. H. V. .; CAVALCANTE, M. M. D. . Reflexões sobre as orientações curriculares prioritárias do Ceará na formação continuada. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6287. Acesso em: 13 dez. 2021.

NASCIMENTO, F. A. A. A. C. .; ROCHA, B. P. de A. . Estratégias cognitivas e metacognitivas no Ensino Superior. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6747. Acesso em: 13 dez. 2021.

NEVES, M. O.; CORRÊA, J. L. C. . A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6460. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA , B. G. .; SOUSA, A. N. P. de; SILVA, L. B. A. da . Gestão Democrático-participativa: desafios frente à pandemia em uma escola municipal. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6607. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA, K. de C. .; SALES, A. B. de .; RODRIGUES, C. S. D. . O planejamento na prática docente: perspectivas de professores do Ensino Fundamental. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6691. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA, R. L. de .; BARRA, T. B. A. .; FIGUEIREDO, J. B. de A. . A didática em diálogo com a pedagogia freireana . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6350. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA, S. M. S. de .; SILVA, C. D. M. da .; BENIGNO, G. G. F. . Privatizar é preciso: o ataque neoliberal à educação pública brasileira. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6662. Acesso em: 13 dez. 2021.

PAIVA, I. de C. .; RABELO, J. da S. .; MATOS, R. G. S. . Estágio supervisionado na educação infantil: reflexão para a formação docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6681. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, A. dos S. .; QUEIROZ, R. G. L. de .; ARAÚJO, S. A. F. de . Ensino remoto emergencial na Educação Infantil: dificuldades e possibilidades. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6680. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, A. S. . M. Apresentação do v. 2, n. 1, 2021. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–7, 2021a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5560. Acesso em: 17 set. 2021.

PEREIRA, A. S. . M. Apresentação do volume 2 número 3 (Edição especial: formação de professores). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–23, 2021c. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7122. Acesso em: 14 dez. 2021.

PEREIRA, A. S. . M. Apresentação do volume 2, número 2, 2021. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–10, 2021b. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6336. Acesso em: 17 set. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação da Revista Ensino em Perspectivas (V1 n2, 2020). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–4, 2020b. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5562. Acesso em: 17 set. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do Volume 1 Número 1 (2020). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–4, 2020a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5561. Acesso em: 17 set. 2021.

PEREIRA, A. U. .; BARBOSA, M. J.; PEREIRA, S. D. . O aplicativo WhatsApp no ensino da gramática contextualizada. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6725. Acesso em: 13 dez. 2021.

PINHEIRO, M. N. dos S. .; RODRIGUES, T. A. .; MESQUITA, E. S. . Educação infantil e atendimento remoto: ressignificando tempos, espaços e materiais. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6643. Acesso em: 13 dez. 2021.

PONTES, L. M. A. . Práticas educativas: uma análise do conto de Moreira Campos, uma produção textual. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6650. Acesso em: 13 dez. 2021.

PONTES, N. D. C. .; SILVA, F. J. O. da .; FLORÊNCIO, V. R. C. . Atuação do Grupo Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas durante a pandemia do Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6549. Acesso em: 13 dez. 2021.

PONTES, S. E. da R. S. .; SIQUEIRA, R. A. F. .; CARNEIRO, E. S. . Fortalecimento de vínculos entre família e escola na Educação Infantil . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6685. Acesso em: 13 dez. 2021.

QUEIROZ, M. de; SOUSA, F. G. A. de .; PAULA, G. Q. de. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057. Acesso em: 13 dez. 2021.

REBOUÇAS, W. A. S. .; LEITE, M. L. da S. .; SILVA, Y. R. C. da . Análise da escrita: um estudo de caso fundamentado na psicogênese. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6693. Acesso em: 13 dez. 2021.

RIBEIRO, R. M. F. Academia Literária Afro-Liberta na Escola Professor Júlio Holanda. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6764. Acesso em: 13 dez. 2021.

RODRIGUES, G. C. B. . O Estágio Supervisionado em História EAD: a dialogicidade em tempos de pandemia . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6688. Acesso em: 13 dez. 2021.

RODRIGUES, T. A. .; PINHEIRO, M. N. dos S. .; VASCONCELOS, M. A. de D. M. . Formação de professores durante o ensino remoto: tessituras em construção. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6478. Acesso em: 13 dez. 2021.

SALOMÃO, D. A. . Docentes iniciantes em cenário de inclusão: mapeando teses e dissertações. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6617. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTANA, I. C. H. Percepção ambiental: representações sociais de professores da educação básica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6547. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTANA, J. de C. .; BARROS, A. L. P. de; OLIVEIRA, S. A. de . Saberes experienciais no entrelaçamento de brincadeiras no processo de alfabetização. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6754. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTIAGO, K. M. da C.; FREIRE, S. H. de S. L. M. .; SILVA, V. L. D. da . Compreensões acerca das representações sociais e do racismo na contemporaneidade . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6362. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, G. C. S.; MOTA, A. P. A. .; MOTA, L. A. . A educação inclusiva nas produções da Pós-graduação da UECE . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6612. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, M. C. X. dos .; SIMÕES, E. D. B. S.; LINS, C. P. A. Contribuições do Programa Mais Alfabetização para a formação e profissionalidade docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6369. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, M. N. dos .; ALVES, F. C. .; ARRAES, A. V. A. . Gestão escolar no contexto pandêmico. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6069. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, M. W. dos .; GARCIA, V. F. .; TOMOTO, T. H. . Raízes e resistência: educação, leituras e escritas no quilombo Cafundó. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6710. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANTOS, S. G. A. dos .; LINS, C. P. A. Educação integral e escola em tempo integral: aproximações e distanciamentos . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6065. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA , J. W. C. da . O uso pedagógico do QR Code no ensino de História. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6713. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA NETO, O. M. da . A Casa dos Estudantes do Império (CEI): entre o colonialismo e as lutas de libertação nacional. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6757. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, C. L. da .; SOUSA, A. B. A. C. de .; COSTA, M. A. A. da . Reflexões acerca da escolarização e docência de Eunice Soares de Lima. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6214. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, C. R. da .; FREITAS, A. C. S. .; ALMEIDA, N. R. O. de . A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6626. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, I. N. da .; MOTA, E. F. . Avaliação somativa da aprendizagem no ensino presencial e remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6396. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, J. F. da .; LINS, C. P. A. A instrumentalização das práticas docentes via formação continuada de professores. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6348. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, J. S. da .; FERNANDES, F. R. .; BRANDENBURG, C. . Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6352. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, M. C. da. Estágio supervisionado de forma remota: recorte de uma experiência. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6212. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, M. dos R. M. .; SILVA, L. G. da . Bolsa família e suas contribuições para educação pública . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6428. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, M. R. da .; SOUZA, M. E. L. de .; ALMEIDA, V. S. de . Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: desafios e perspectivas. . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6728. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, M. S. .; REIS, S. M. A. de O. . Tecnologias sociais contextualizadas para a convivência com o semiárido: dialogando com os sujeitos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6659. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, N. N. C. da; NOVAES, M. A. B. de; GONÇALVES, R. M. de P. . A educação brasileira no período de 1500 a 1960: notas introdutórias. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6384. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, Z. M. C. e .; FONSECA, R. N. da . Trajetória de escolarização e atuação profissional de um educador piauiense. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6217. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVEIRA, N. M. G. .; SANTOS, L. K. F. .; STASCXAK, F. M. Os desafios das crianças com autismo à Educação Inclusiva. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6620. Acesso em: 13 dez. 2021.

SIMPLÍCIO, A. K. M.; MATOS, Érica G. de; RIBEIRO, L. T. F. . Os desafios atuais do ensino remoto: uma didática replanejada. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6155. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUSA FILHO, F. G. de; MENEZES, E. N. de . A formação continuada em tempos de pandemia de Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6459. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUSA, F. V. P. de .; MOURA, A. S. B. . O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6397. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUSA, L. G. de .; VALÉRIO, R. B. R. . Química experimental no ensino remoto em tempos de Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6652. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUSA, R. R. de .; COSTA, C. E. da S. .; NASCIMENTO, A. P. L. do . Avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do SPAECE: ensino fundamental. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6692. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, A. V. R. de .; SILVA, I. B. da . A representação da mulher negra nos livros didáticos de História PNLD 2020. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6393. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, G. P. . Formação docente em tempos de pandemia: experiência na gestão escolar . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6683. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, J. de J.; REIS, S. M. A. de O. . Olhares reflexivos sobre as práticas formativas no Pibid. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6751. Acesso em: 13 dez. 2021.

SOUZA, L. O. de .; ANSELMO, K. de B. . Educação remota à luz de Paulo Freire: intensificação da exclusão. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6618. Acesso em: 13 dez. 2021.

TEIXEIRA , C. de J. S. . . O Pibid e suas contribuições para a formação docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6750. Acesso em: 13 dez. 2021.

TEIXEIRA, M. N. .; ARAÚJO FILHO, P. C. R. .; ARAÚJO, H. de L. M. R. . As relações étnico-raciais para convívio escolar na educação básica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6360. Acesso em: 13 dez. 2021.

TEIXEIRA, O. B.; MENDES, A. R. A. .; NASCIMENTO, M. N. do. Educação do campo: política social de emancipação humana. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6423. Acesso em: 13 dez. 2021.

VASCONCELOS , M. G. S. . Docência universitária: desafios na formação de professores e a Andragogia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6413. Acesso em: 13 dez. 2021.

ZARAZAGA, B. F.; HERRERO, S. S. . Conocer el medio marino con libros ilustrados informacionales. Una experiencia para el 3º ciclo de Primaria . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6678. Acesso em: 13 dez. 2021.

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Pereira, A. S. . M. (2021). Apresentação do volume 2, número 4, 2021. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–21. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7445