Letramento racial crítico: ações para construção de uma educação antirracista

Autores

Palavras-chave:

Letramento Racial, Educação antirracista, Espaço educacional

Resumo

A escola deveria ser instrumento de transformação social. Contudo, enquanto instituição usada como ferramenta de manutenção do racismo na sociedade, acaba preservando intencionalmente privilégios que vêm sendo assegurados há séculos por um determinado grupo. Nesse contexto, o letramento racial crítico é apresentado como o ponto de partida de uma educação antirracista, assim, busca educar sujeitos para uma pratica não racista. Objetivou-se apresentar o conceito de letramento racial como possibilidade de ação na luta contra o racismo dentro e fora da escola. Para tal, tecemos uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Fundamentaram a pesquisa autores/as como Cavalleiro (2020), Ferreira (2014), Freire (2001), entre outros/as. Concluiu-se que a importância de se educar para as relações raciais é urgente e que o letramento racial crítico pode colaborar para a formação de identidades raciais negras no Brasil, descentralizando a cultura eurocêntrica nas escolas e na sociedade.

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Biografia do Autor

Carla Jeany Duarte Braúna, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Atua na área de pesquisa com foco na Educação inclusiva e Formação de professores.

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagogo formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), pesquisador em educação para as relações Étnico-Raciais, Educação popular e políticas de cotas raciais. Ilustrador. Educando de especialização em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Infantil.

Zélia Maria Lemos Andrade Sobrinha, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora em educação antirracista no espaço escolar. Atualmente atua como professora de Educação Infantil. Além disso, é aspirante à escritora, batuqueira e brincante.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Braúna, C. J. D. ., Souza, D. da S. ., & Andrade Sobrinha, Z. M. L. (2022). Letramento racial crítico: ações para construção de uma educação antirracista. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8869

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