As interações entre professor e aluno com deficiência intelectual

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Fundamental, Deficiência intelectual, Interação professor e aluno, Alfabetização

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar como os professores das séries iniciais do ensino fundamental identificam seu papel na alfabetização de alunos com deficiência intelectual e como interagem com esses alunos, segundo pesquisa realizada numa rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos com utilização de questionários em formulário digital e analisados de forma qualitativa e quantitativa, com levantamento dos temas mais reincidentes contidos nas questões dissertativas. Os resultados contribuíram para uma melhor compreensão de como os professores se percebem nas interações comunicativas e nos processos de ensino necessários para avançar no aprendizado geral e na alfabetização do aluno com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Mônica Menin Martins, Universidade de Araraquara - UNIARA

Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena – FIJ – Jaú/SP; Mestranda pelo Programa de PósGraduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da UNIARA; Diretora de Escola ocupando cargo em designação de Supervisora de Ensino – Prefeitura do Município de Jahu.

Maria Lúcia Suzigan Dragone, Universidade de Araraquara- UNIARA

Doutora e Mestra em Educação Escolar - UNESP FCLAr; Fonoaudióloga – PUCCamp; Docente Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara e de Pedagogia presencial e EAD - UNIARA. Apoio FUNADESP.

Referências

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Martins, M. M., & Dragone, M. L. . S. (2021). As interações entre professor e aluno com deficiência intelectual. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5692