As interações entre professor e aluno com deficiência intelectual
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino Fundamental, Deficiência intelectual, Interação professor e aluno, AlfabetizaçãoResumo
Este texto tem por objetivo relatar como os professores das séries iniciais do ensino fundamental identificam seu papel na alfabetização de alunos com deficiência intelectual e como interagem com esses alunos, segundo pesquisa realizada numa rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos com utilização de questionários em formulário digital e analisados de forma qualitativa e quantitativa, com levantamento dos temas mais reincidentes contidos nas questões dissertativas. Os resultados contribuíram para uma melhor compreensão de como os professores se percebem nas interações comunicativas e nos processos de ensino necessários para avançar no aprendizado geral e na alfabetização do aluno com deficiência intelectual.
.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Questões sobre os fins e sobre os métodos de pesquisa em Educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCAR, v. 1, nº 1, p.119-131, set. 2007.
BARBOSA, A. K. G. .; BEZERRA, T. M. C. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5871. Acesso em: 2 ago. 2021.
BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In: COLL, César; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús (org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3v. p. 290 – 308.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf Acesso em: 18 jul. 2020.
FIERRO, Alfredo. Os alunos com deficiência intelectual. In: COLL, César; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús (org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3v. p. 193 – 214.
TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução Batista Kreuch. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 317 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mônica Menin Martins, Maria Lúcia Suzigan Dragone
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.