As interações entre professor e aluno com deficiência intelectual
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino Fundamental, Deficiência intelectual, Interação professor e aluno, AlfabetizaçãoResumo
Este texto tem por objetivo relatar como os professores das séries iniciais do ensino fundamental identificam seu papel na alfabetização de alunos com deficiência intelectual e como interagem com esses alunos, segundo pesquisa realizada numa rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos com utilização de questionários em formulário digital e analisados de forma qualitativa e quantitativa, com levantamento dos temas mais reincidentes contidos nas questões dissertativas. Os resultados contribuíram para uma melhor compreensão de como os professores se percebem nas interações comunicativas e nos processos de ensino necessários para avançar no aprendizado geral e na alfabetização do aluno com deficiência intelectual.
.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Questões sobre os fins e sobre os métodos de pesquisa em Educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCAR, v. 1, nº 1, p.119-131, set. 2007.
BARBOSA, A. K. G. .; BEZERRA, T. M. C. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5871. Acesso em: 2 ago. 2021.
BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In: COLL, César; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús (org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3v. p. 290 – 308.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf Acesso em: 18 jul. 2020.
FIERRO, Alfredo. Os alunos com deficiência intelectual. In: COLL, César; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús (org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3v. p. 193 – 214.
TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução Batista Kreuch. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 317 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mônica Menin Martins, Maria Lúcia Suzigan Dragone
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.