Ensino de história: da ideia, entrevistas e transcrições à “transcriação”

Autores

Palavras-chave:

Ensino, História, Entrevistas, Docentes

Resumo

O texto traz elementos iniciais da etapa da pesquisa que ora realizamos com dois bolsistas de iniciação científica (Uece/e Funcap). Estamos a montar acervo de entrevistas com os docentes do curso de história da Fafidam, cujo roteiro, objetivou questionar, responder perguntas que se encontram no entrecruzamento do ensino do curso de História no espaço acadêmico e o ensino de História no espaço escolar. Trabalhamos na ideia de promover diagnósticos em torno do ensino de História, de modo que, possa contribuir com ações de ensino-aprendizagem na área da história que auxiliem dos estagiários em atividades nas escolas. Questão investigativa: inventariar concepções do ensino de História. A etapa do momento se refere às entrevistas e transcrições; “transcriação” e acervo. A fase atual da pesquisa objetiva a realização das entrevistas, transcrições e organização de acervo com tais documentos. Foram realizadas seis entrevistas, as mesmas transcritas e alocadas em pasta drive. O projeto fora renovado, portanto temos mais tempo para a etapa de campo e análise do material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivaneide Barbosa Ulisses, Fafidam-UECE

Docente do curso de História da Faculdade de Filosofia Aureliano Matos-Universidade Estadual do Ceará. Dra. em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e Subcoordenadora do Programa Residência Pedagógica do Curso de História-Fafidam.

Referências

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. (Org.). (Re)introduzindo História Oral no Brasil. 1. ed. Série Eventos, São Paulo: EdUSP, 2019. 342p.

UECE. Projeto Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura Plena em História da UECE/FAFDIAM, Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível/CAPES, 2028 Superior – Capes 2018.

UECE. Projeto Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura Plena em História da UECE/FAFDIAM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes 2020.

Publicado

2021-07-24

Como Citar

Ulisses, I. B. (2021). Ensino de história: da ideia, entrevistas e transcrições à “transcriação”. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6328

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)