Ensino de história: da ideia, entrevistas e transcrições à “transcriação”
Palavras-chave:
Ensino, História, Entrevistas, DocentesResumo
O texto traz elementos iniciais da etapa da pesquisa que ora realizamos com dois bolsistas de iniciação científica (Uece/e Funcap). Estamos a montar acervo de entrevistas com os docentes do curso de história da Fafidam, cujo roteiro, objetivou questionar, responder perguntas que se encontram no entrecruzamento do ensino do curso de História no espaço acadêmico e o ensino de História no espaço escolar. Trabalhamos na ideia de promover diagnósticos em torno do ensino de História, de modo que, possa contribuir com ações de ensino-aprendizagem na área da história que auxiliem dos estagiários em atividades nas escolas. Questão investigativa: inventariar concepções do ensino de História. A etapa do momento se refere às entrevistas e transcrições; “transcriação” e acervo. A fase atual da pesquisa objetiva a realização das entrevistas, transcrições e organização de acervo com tais documentos. Foram realizadas seis entrevistas, as mesmas transcritas e alocadas em pasta drive. O projeto fora renovado, portanto temos mais tempo para a etapa de campo e análise do material.
Downloads
Referências
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. (Org.). (Re)introduzindo História Oral no Brasil. 1. ed. Série Eventos, São Paulo: EdUSP, 2019. 342p.
UECE. Projeto Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura Plena em História da UECE/FAFDIAM, Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível/CAPES, 2028 Superior – Capes 2018.
UECE. Projeto Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura Plena em História da UECE/FAFDIAM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ivaneide Barbosa Ulisses
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.