Do mal estar ao adoecimento docente em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Adoecimento docente, Mal-estar Docente, Pandemia, Ensino Remoto

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir as causas do mal estar e do adoecimento docente diante das práticas pedagógicas no ensino remoto emergencial, a partir de um estudo bibliográfico das literaturas publicadas entre os anos de 2020 e 2021. O atual cenário imposto pela pandemia de covid – 19 ocasionou mudanças significativas na oferta da educação escolar devido às medidas restritivas de convívio social que impulsionaram o fechamento físico das escolas. Diante disso, para garantir a continuidade do processo ensino e aprendizagem, os professores foram impulsionados a assumir condições de trabalho domiciliares com novas exigências e responsabilidades a partir do uso de recursos digitais. O enfrentamento a estes novos desafios atrelados a progressiva desvalorização social e econômica do professor na contemporaneidade influencia significativamente em seu bem estar e qualidade de vida podendo ocasionar o adoecimento, sendo necessário repensar as políticas públicas para valorização e promoção do bem estar.

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Biografia do Autor

Mônica Marcílio Assunção, Universidade Presidente Antônio Carlos

Pedagoga, graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2010), possui habilitação para o magistério nas Séries Iniciais (E.F), Educação Infantil, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional. Tem experiência como docente na Educação Básica.

Referências

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Assunção, M. M. (2021). Do mal estar ao adoecimento docente em tempos de pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6244