Condições de escolarização e acesso ao mercado de trabalho das juventudes cearenses
Palavras-chave:
Jovens, Educação, Trabalho, CearáResumo
Objetivou-se traçar o Estado da Questão sobre os estudos efetivados no Ceará no que concernem às temáticas “juventudes e trabalho” e “juventudes e educação”, o que permitiu conhecer algumas políticas públicas de juventudes efetivadas em âmbito local, bem como analisar o perfil dos jovens cearenses contemplados por tais serviços. Metodologicamente, amparou-se no Estado da Questão, desenvolvido em duas bases de dados nacionais que contemplam artigos, teses e dissertações com qualidade científica. Evidencia-se haver iniciativas no Estado do Ceará com vistas à escolarização dos jovens em concomitância à profissionalização para a entrada no mercado de trabalho, o que é bem avaliado pelos jovens, prioritariamente aqueles residentes de periferias, que assim podem contar com formação que possibilite melhor qualificação. Em contrapartida, também se averígua que a escolarização formal e a qualificação profissional não têm garantido a entrada no mercado de trabalho, frustrando as expectativas de muitos jovens mais empobrecidos que enxergam o trabalho como alternativa única de melhorar de vida.
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