Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Física, Bases SocioantropológicasResumo
O presente relato de experiência apresenta o caminho percorrido por docente e alunos das aulas da disciplina de Bases Socioantropológicas da Educação Física, dos períodos letivos 2014.2 e 2016.2, do curso de Licenciatura em Educação Física do campus Canindé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Destacando os pressupostos teóricos e metodológicos que perpassaram a formação dos discentes (futuros professores) de Educação Física nos devidos anos e discorrendo sobre as dinâmicas e tensões do processo de ensino e aprendizagem. Objetivando proporcionar uma ampliação da visão e reflexão sobre a prática pedagógica da referida disciplina. Assim, notadamente na primeira turma uma maior ênfase foi dada ao universo cultural envolvido nas atividades lúdicas e do exercício físico. Já na segunda turma o professor buscou equilibrar, durante o semestre, a afinidade entre o debate sociológico e antropológico, no entanto é possível constatar que o tempo dedicado a esta disciplina ainda é diminuto.
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