Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Física, Bases Socioantropológicas

Resumo

O presente relato de experiência apresenta o caminho percorrido por docente e alunos das aulas da disciplina de Bases Socioantropológicas da Educação Física, dos períodos letivos 2014.2 e 2016.2, do curso de Licenciatura em Educação Física do campus Canindé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Destacando os pressupostos teóricos e metodológicos que perpassaram a formação dos discentes (futuros professores) de Educação Física nos devidos anos e discorrendo sobre as dinâmicas e tensões do processo de ensino e aprendizagem. Objetivando proporcionar uma ampliação da visão e reflexão sobre a prática pedagógica da referida disciplina. Assim, notadamente na primeira turma uma maior ênfase foi dada ao universo cultural envolvido nas atividades lúdicas e do exercício físico. Já na segunda turma o professor buscou equilibrar, durante o semestre, a afinidade entre o debate sociológico e antropológico, no entanto é possível constatar que o tempo dedicado a esta disciplina ainda é diminuto.

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Biografia do Autor

Daniel Pinto Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa Antropologia da Educação superior, políticas educacionais e escola. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza.

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Joselita da Silva Santiago, Escola de Ensino Infantil e Fundamental Turma da Mônica

Pós-graduada em Ensino de Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Professora na Escola Turma da Mônica.

 

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

Gomes, D. P., Pereira, A. S. M., & Santiago, J. da S. (2021). Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503

Edição

Seção

Relato de experiência

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