Potencialidades da iniciação ao yoga a partir das tecnologias atuais

Autores

Palavras-chave:

Yoga, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação

Resumo

O estudo do Yoga envolve conhecimentos relacionados a princípios éticos, condutas disciplinares, exercícios respiratórios, posturas psicofísicas, exercícios de domínio dos sentidos, concentração e meditação, que objetivam a união com essência existencial mais elevada do ser e, consequentemente, podem trazer benefícios de natureza psicossomática. Em períodos de distanciamento social, assim como em situações de normalidade na saúde pública, há uma necessidade de promover maior autonomia da população brasileira em relação aos autocuidados psicofísicos. Diante do exposto, observou-se potencialidades do estudo do Yoga por meio das Tecnologias digitais de informação e comunicação. Essa pesquisa, mista, é composta por 4 fases: estado da questão, pesquisa em aplicativos, estudo de caso e entrevista com professores experientes, onde foram indicados dois sites para iniciantes. Os resultados apontam que, apesar da alta potencialidade averiguada, é importante a reflexão sobre os limites entre informação e internalização de saberes.

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Biografia do Autor

Cleriene Pereira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE-campus Canindé e bolsista PIBIT/IFCE.

Sammia Castro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora e Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará); Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular (Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro); Graduação em Educação Física (Universidade Estadual do Ceará) e em Pedagogia (Universidade Cândido Mendes).

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Publicado

2021-08-15

Como Citar

Gomes, C. P. ., & Silva, S. C. . (2021). Potencialidades da iniciação ao yoga a partir das tecnologias atuais. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6690