As representações dos idosos do CRAS de Tabuleiro do Norte (CE) sobre as terminologias velho e idoso

Autores

Palavras-chave:

Velhice., Educação Física, Fenomenologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as representações que os idosos possuem acerca das terminologias velho e idoso e o papel da Educação Física na construção dessas representações. Destaca-se que esta pesquisa é de natureza qualitativa, e para a coleta de dados foi realizada uma revisão bibliográfica e uma entrevista guiada com o público de 8 idosos do CRAS, ademais para a interpretação de dados utilizou-se o método fenomenológico. Deste modo, pôde ser constado que os significados atribuídos as palavras velho e idoso transcendem os limites meramente conceituais. Alguns dos entrevistados alegam que o termo velho se encaixa em pessoas acamadas, e consideram uma falta de respeito. Por sua vez, o termo idoso é associado a uma vida mais ativa. No que diz respeito à Educação Física, notamos que esta possui um papel importante na ressignificação do processo de envelhecimento, possibilitando uma visão mais sensível desta etapa da vida.

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Biografia do Autor

Joselita da Silva Santiago, Escola Turma da Mônica

Pós-graduanda em Ensino de Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Professora na Escola Turma da Mônica.

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Educação. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Líder do grupo de pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade.

Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Francisco Eraldo da Silva Maia, Universidade Norte do Paraná

Pós-Graduado em Ensino de Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Pós-Graduado em Didática e Práticas de Ensino pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Tutor na da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Santiago, J. da S., Pereira, A. S. M., Pessoa, K. L. E. de C., & Maia, F. E. da S. (2021). As representações dos idosos do CRAS de Tabuleiro do Norte (CE) sobre as terminologias velho e idoso. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4578

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