Um olhar sobre o projeto político e pedagógico escolar

Autores

Palavras-chave:

Planejamento Escolar, Projeto Político-Pedagógico, Educação Básica

Resumo

O projeto pedagógico de cada escola básica é um documento a ser elaborado de forma conjunta entre todos aqueles que fazem parte das atividades da escola, envolvendo todos os segmentos e considerando o papel de cada um, valorizando a sua importância. Entretanto, nem sempre ele é tratado dessa forma, o que levou à necessidade de aprofundar essa questão, compreender sua importância e influência na educação, além de sua aplicação no âmbito escolar. Para isso, buscou-se conhecer o planejamento macro adotado por uma escola pública da rede estadual de ensino cearense, através da análise do seu Projeto Político e Pedagógico. A partir dessa análise, foi possível perceber que o Projeto Pedagógico, em vez de ser um instrumento que norteie as ações da escola, embasando práticas e mudanças educacionais e sociais, é apenas um documento feito para cumprir protocolos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Vérica de Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Crateús, Departamento de Ensino, Laboratório de Biologia. Mestra em Educação e Especialista em Coordenação Pedagógica, ambas pela UFC; Graduada em Ciências Biológicas pela UECE e servidora efetiva do IFCE.

Referências

CALAZANS, M. J. C. Planejamento da educação no Brasil – novas estratégias em busca de novas concepções. In: KUENZER, A. Z.; CALAZANS, M. J. C.; GARCIA. W. Planejamento e educação no Brasil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 11-34.

DEMO, P. Educação pela pesquisa. Belo Horizonte: CEDIC, 2009.

GANDIN, D.; CRUZ, C. H. C. Planejamento na sala de aula. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

KUENZER, A. Z. Política educacional e planejamento no Brasil: os descaminhos da transição. In: KUENZER; CALAZANS, M. J. C.; GARCIA. W. Planejamento e educação no Brasil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 55-88.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez editora, 2007.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VASCONCELOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. 2. ed. São Paulo: Libertad, 1995.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Araújo, A. V. de . (2021). Um olhar sobre o projeto político e pedagógico escolar. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6609