Fazer docente em tempos de ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto, Docência, Práticas educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer reflexões sobre a atuação dos professores da rede pública municipal de Fortaleza no contexto das aulas remotas, a partir da suspensão das atividades presenciais, durante a pandemia da Covid-19. Para efetuarmos esse estudo, optamos pela pesquisa qualitativa. Partindo das falas das quatro participantes que interagiram conosco como sujeitos desta pesquisa, analisamos a atuação docente em tempos de ensino remoto. Para fundamentação teórica contamos com os seguintes autores: Arruda (2020), Freire, (1979; 1996), Silveira et al (2020) dentre outros. Concluiu-se que o ensino remoto proposto às instituições educacionais por conta da Pandemia da Covid-19, tem levado os/as docentes a repensarem as suas práticas de sala de aula, buscando estratégias para melhor interagir com as ferramentas digitas e assim contribuir com os alunos, embora esse fazer pedagógico seja cercado de muitos enfrentamentos em virtude da exclusão digital que ainda cerca o cotidiano de vários educandos.

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Biografia do Autor

Ana Célia Sousa Freitas, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Fortaleza (FLATED). Professora da rede pública municipal de Fortaleza.

Nadja Rinelle Oliveira de Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutora e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Inambê Sales Fontenele, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE

Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado do Cariri (URCA). Doutora e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 08 abri. 2021.

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Freitas, A. C. S. ., Almeida, N. R. O. de ., & Fontenele, I. S. . (2021). Fazer docente em tempos de ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6068

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