Fazer docente em tempos de ensino remoto
Palavras-chave:
Ensino remoto, Docência, Práticas educacionaisResumo
Este artigo tem como objetivo tecer reflexões sobre a atuação dos professores da rede pública municipal de Fortaleza no contexto das aulas remotas, a partir da suspensão das atividades presenciais, durante a pandemia da Covid-19. Para efetuarmos esse estudo, optamos pela pesquisa qualitativa. Partindo das falas das quatro participantes que interagiram conosco como sujeitos desta pesquisa, analisamos a atuação docente em tempos de ensino remoto. Para fundamentação teórica contamos com os seguintes autores: Arruda (2020), Freire, (1979; 1996), Silveira et al (2020) dentre outros. Concluiu-se que o ensino remoto proposto às instituições educacionais por conta da Pandemia da Covid-19, tem levado os/as docentes a repensarem as suas práticas de sala de aula, buscando estratégias para melhor interagir com as ferramentas digitas e assim contribuir com os alunos, embora esse fazer pedagógico seja cercado de muitos enfrentamentos em virtude da exclusão digital que ainda cerca o cotidiano de vários educandos.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 08 abri. 2021.
BRASIL. Portaria n° 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 16 jun. 2021.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.
FERREIRA, Andreia de Assis. O Computador no Processo de Ensino Aprendizagem: Da Resistência A Sedução. Trabalho & Educação, v.17, nº 2, Maio/ ago 2008. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/viewFile/330/299. Acesso em: 20 mai. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Morais, 1979.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SILVEIRA, Sidnei Renato et al. O papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da Covid-19.In: Série Educar: Volume 40 Prática Docente. 1 ed. Belo Horizonte, MG: Editora Poisson, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Célia Sousa Freitas, Nadja Rinelle Oliveira de Almeida, Inambê Sales Fontenele
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.