O skate na educação física escolar: possibilidades colaborativas de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Práticas Corporais de Aventura, Aprendizagem colaborativa, Educação física escolar

Resumo

Este artigo trata-se de um relato sobre uma experiência de ensino e aprendizagem do objeto de conhecimento – skate, nas aulas de Educação Física Escolar, implementada por meio de processos colaborativos entre uma professora desse componente curricular com skatistas. O estudo foi estabelecido pela abordagem de pesquisa qualitativa, orientado pela perspectiva metodológica do estudo de caso. Os resultados desse estudo revelaram o skate como um conteúdo significativo para as aulas de EF escolar, e as contribuições de uma experiência colaborativa de aprendizagem entre os pares enquanto um caminho possível para implementar o skate nas aulas de EF escolar, bem como superar a ausência de saberes docentes referentes a esse objeto de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Tiago Oliveira Alves, Instituto Federal do Ceará

Professor de Educação Física no Instituto Federal do Ceará campus Boa Viagem (IFCE). Mestrando no programa de mestrado profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduação em Educação Física (IFCE).

Liana Lima Rocha, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Professora de Educação Física da rede estadual do Ceará (SEDUC-CE). Doutoranda em Educação Brasileira Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação Brasileira (UFC). Graduação em Educação Física (UFC).

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso: seu potencial em educação. Cadernos de Pesquisa/ FCC. São Paulo, v., n.49, p. 51-54, 1984. Disponível em:< http://www.paulorosa.docente.ufms.br/metodologia/Textos/Andre_Metodologias_Estudo_Caso.pdf. Acesso em: 01 jun.2021.

ALVES, P. T. O.; AGAPTO, R. E. S; OLIVEIRA, J. J. A; CARVALHO, L. N. Esporte de Aventura no Contexto da Educação Física Escolar. Anais VII CBAA - Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura/ I CIAA Congresso Internacional de Atividades de Aventura: Tecnologias e Atividades de Aventura, Rio Claro/SP, 2012.

ALVES, P. T. O.; CABRAL, F. T. A metodologia de ensino/aprendizagem dos fundamentos do skate na região Cariri cearense. In: I Congresso Nordestino de Pesquisadores em Educação Física e IV Encontro Caririense de Pesquisadores em Educação Física: Corpo, Cultura e Sociedade. 2014, Crato. Vol. 1

ARMBRUST, I; SILVA, S. A. P. S. Pluralidade cultural: Os esportes radicais na Educação Física escolar. Movimento [en linea] 2012, 18 (Enero-Marzo): [Fecha de consulta: 17 de agosto de 2018] Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115323634014. Acesso em: 29 mai. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC, 2019.

BRASIL. Confederação Brasileira de Skate.2015 Disponível em: http://www.cbsk.com.br/uploads/repositorio/pesquisadatafolha2015.pdf. Acesso em: 05 jul. 2019.

PEREIRA, D. W.; ARMBRUST, I.; RICARDO, D. P. Esportes radicais, de aventura e ação: conceitos, classificações e características. Corpoconsciência, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 18-34, 2010. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/346. Acesso em: 19 mai. 2021.

PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9HMYtvM7bpRtzLv6XyvwBxw/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 6 jun.2021.

TASCA, T. Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Educação Física: Licenciatura. p.42. 2018 Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/196774. Acesso em: 02 jun. 2021.

VELOZO, E.; DAOLIO, J. O skate como prática corporal e as relações de identidade na cultura juvenil. Revista Iberoamericana de Educación, v. 62, n. 1, p. 217-231, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4773409. Acesso em: 09 mai. 2021.

Publicado

2021-08-01

Como Citar

Alves, P. T. O. ., & Rocha, L. L. . (2021). O skate na educação física escolar: possibilidades colaborativas de aprendizagem. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6399