Biografia e memórias educacionais da professora Liziane Martins em Caucaia - Ceará (1981- 2021)
Palavras-chave:
História cultural, História da Educação no Ceará, Mulher e educação, Biografia de educadoras, Educadora do século XXResumo
O presente artigo objetiva desenvolver um estudo biográfico da professora Liziane Martins, e contribuir com os debates acadêmicos que versem sobre a biografia de mulheres educadoras, em entrecruzamentos com as conjunturas histórico-sociais, políticas, econômicas e educacionais de seu tempo, sendo o recorte temporal desta pesquisa, os anos de 1981 do século XX, até 2021, do século XXI. O referencial teórico se norteia nos conceitos e categorizações da História Cultural (PESAVENTO, 2007), e da História Nova (LE GOFF, 2011), a partir de uma concepção micro-histórica (LEVI, 1992). Acerca da metodologia, em sua forma de abordagem, é qualitativa, do tipo biográfica (DOSSE, 2015), e opta pelo método da história oral, amparada nos conceitos de ALBERTI (2004). Partiu de uma entrevista semi-estruturada com a biografada, que fora transcrita e textualizada. Os resultados demonstraram que a biografada começou sua prática docente ao concluir a graduação, e que segue atuante na carreira do magistério.
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Referências
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