Biografia e memórias educacionais da professora Liziane Martins em Caucaia - Ceará (1981- 2021)

Autores

Palavras-chave:

História cultural, História da Educação no Ceará, Mulher e educação, Biografia de educadoras, Educadora do século XX

Resumo

O presente artigo objetiva desenvolver um estudo biográfico da professora Liziane Martins, e contribuir com os debates acadêmicos que versem sobre a biografia de mulheres educadoras, em entrecruzamentos com as conjunturas histórico-sociais, políticas, econômicas e educacionais de seu tempo, sendo o recorte temporal desta pesquisa, os anos de 1981 do século XX, até 2021, do século XXI. O referencial teórico se norteia nos conceitos e categorizações da História Cultural (PESAVENTO, 2007), e da História Nova (LE GOFF, 2011), a partir de uma concepção micro-histórica (LEVI, 1992). Acerca da metodologia, em sua forma de abordagem, é qualitativa, do tipo biográfica (DOSSE, 2015), e opta pelo método da história oral, amparada nos conceitos de ALBERTI (2004). Partiu de uma entrevista semi-estruturada com a biografada, que fora transcrita e textualizada. Os resultados demonstraram que a biografada começou sua prática docente ao concluir a graduação, e que segue atuante na carreira do magistério.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia. Centro de Educação (CED). Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Carolina Braga de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em desenvolvimento e meio ambiente no Prodema (UFC). Licenciada em História (UFC). Professora da rede estadual de Educação do Ceará (SEDUC-CE).

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro, FGV, 2004.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios críticos-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

FIALHO, L. M. F.; BRAGA JUNIOR, V. R. de S; MONTE, R. S; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505 Acesso em: 07.07.2021

FLICK.U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. São Paulo: Artmed, 2009.

LEVI, G. Sobre a micro-história. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.

LE GOFF, J. A História nova. In: NOVAIS, F; SILVA, R.F. da (org). Nova História em Perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. (original: 1978).

LORIGA, S. A biografia como problema. In: REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas. A experiência da microanalise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

MARTINS. L. Entrevista cedida em junho de 2021. Fortaleza, 2021.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. 2ª Edição. Belo. Horizonte: Autêntica, 2005

SAVIANI, D. Escola e democracia / 42ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

SAFATLE, V. et. al. (orgs.) Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte, Autêntica, 2020.

SILVA, R. B. et. al. A atuação da campanha nacional de escolas da comunidade CNEC na educação baiana (1953-1964). In: ANPUH – XXII simpósio nacional de História, João Pessoa, 2003.

SOUSA, A. C. B. de; PEREIRA. A. S. M.; FIALHO. L. M. F. A história da educação do Ceará em tempos de pandemia e o ensino remoto: memórias, conjuntura social e ressignificação do trabalho docente (2020-2021). Revista Liberato. v.22. nº 37, Novo Hamburgo, 2021. Disponível em: http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/678/pdf_1 Acesso em: 07 jul. 2021.

SOUZA, S. de. Políticas de educação e saúde no estado do Ceará: mudanças no governo das mudanças? Campinas, SP. [s,n.], 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/286323/1/Souza_Sandrade_M.pdf Acesso em 24 jun. 2021.

VIEIRA, Sofia Lerche. História da educação no Ceará: sobre promessas, fatos e feitos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Paulino, F. G. de O., & Sousa, A. C. B. de . (2021). Biografia e memórias educacionais da professora Liziane Martins em Caucaia - Ceará (1981- 2021). Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6456