O brincar e as brincadeiras populares em espaços não escolares

Autores

Palavras-chave:

Brincadeiras populares, Brincar, Infância, Ludicidade

Resumo

O estudo iniciou a partir da participação do Programa de Educação Tutorial-PET, realizada na instituição CRAS Irmã Oswalda no município de Sobral CE, visando compreender a importância do brincar e o resgate dos brinquedos e brincadeiras populares vivenciados na infância. Em 11 de outubro de 2019, foi desenvolvido um trabalho com crianças de 06 a 09 anos. A ação foi dividida em quatro momentos; o primeiro com apresentação temática através de uma roda de conversa; o segundo foi nomeado balões das mímicas; o terceiro compreendeu a execução de algumas brincadeiras populares, como pular corda, cabra-cega, cabo de guerra, entre outras; já a última atividade foi uma oficina de brinquedos, divididos em equipes para construção de seu próprio brinquedo. Através das atividades foi possível observar a importância do brincar como ato educativo, auxiliando na aprendizagem e participação, sendo perceptível que o tema trabalhado contribuiu positivamente para o conhecimento das brincadeiras populares.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Herculana do Nascimento Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 8° semestre, na Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, no município de Sobral-CE, formação em andamento, Atualmente bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

Maria Orilene Portela de Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 8° semestre, na Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, no município de Sobral-CE, formação em andamento, Atualmente bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

José Reginaldo Feijão Parente, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professor adjunto da UVA. Doutor em educação pela Uldelmar/Chile e doutor em Psicologia pela UFC. Psicólogo. Tutor do PET pedagogia.

Referências

CARDOSO, Eliete Lemos. A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento da criança. 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39541/000823357.pdf .Acesso em: 30 jun. 2021.

MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, J. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014.

NASCIMENTO, Aretha Soares et al. A atuação do pedagogo em espaços não escolares: desafios e possibilidades. Pedagogia em Ação, v. 2, n. 1, p. 61-65, 2010.

WAJSKOP, Gisela. O brincar na Educação Infantil. Cadernos de pesquisa. São Paulo, n. 92, p. 62-69, 1995.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Silva, C. H. do N. ., Carvalho, M. O. P. de ., & Parente, J. R. F. . (2021). O brincar e as brincadeiras populares em espaços não escolares. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6279

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)