O brincar e as brincadeiras populares em espaços não escolares
Palavras-chave:
Brincadeiras populares, Brincar, Infância, LudicidadeResumo
O estudo iniciou a partir da participação do Programa de Educação Tutorial-PET, realizada na instituição CRAS Irmã Oswalda no município de Sobral CE, visando compreender a importância do brincar e o resgate dos brinquedos e brincadeiras populares vivenciados na infância. Em 11 de outubro de 2019, foi desenvolvido um trabalho com crianças de 06 a 09 anos. A ação foi dividida em quatro momentos; o primeiro com apresentação temática através de uma roda de conversa; o segundo foi nomeado balões das mímicas; o terceiro compreendeu a execução de algumas brincadeiras populares, como pular corda, cabra-cega, cabo de guerra, entre outras; já a última atividade foi uma oficina de brinquedos, divididos em equipes para construção de seu próprio brinquedo. Através das atividades foi possível observar a importância do brincar como ato educativo, auxiliando na aprendizagem e participação, sendo perceptível que o tema trabalhado contribuiu positivamente para o conhecimento das brincadeiras populares.
.
Downloads
Referências
CARDOSO, Eliete Lemos. A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento da criança. 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39541/000823357.pdf .Acesso em: 30 jun. 2021.
MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, J. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014.
NASCIMENTO, Aretha Soares et al. A atuação do pedagogo em espaços não escolares: desafios e possibilidades. Pedagogia em Ação, v. 2, n. 1, p. 61-65, 2010.
WAJSKOP, Gisela. O brincar na Educação Infantil. Cadernos de pesquisa. São Paulo, n. 92, p. 62-69, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristina Herculana do Nascimento Silva, Maria Orilene Portela de Carvalho, José Reginaldo Feijão Parente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.