Formação docente e a inclusão das relações étnico-raciais na Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

História e Cultura Afro-Brasileira, Formação docente, Inclusão social, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho busca apresentar os estudos sobre as políticas de ações afirmativas; formação de professores e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indigena; Inclusão social e cidadania no sistema educacional; Valorização dos processos históricos, processos identitários individuais e coletivos; e provocar discussões para análise, reflexão e problematização da formação docente e da educação das relações étnico-raciais a partir das leis 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008, que inclui a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da Educação Básica brasileira dentro das disciplinas de Educação Artística, Literaturas e História do Brasil e em atividades extracurriculares. No entanto, até o presente momento não são suficientes para superar o desequilíbrio presente nos processos educacionais.

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Biografia do Autor

João Rydllem Alcantara Ferreira, Universidade Regional do Cariri (Urca)

Graduando do Curso de Licenciatura em História pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Ferreira, J. R. A. . (2021). Formação docente e a inclusão das relações étnico-raciais na Educação Básica. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6021