Formação docente e a inclusão das relações étnico-raciais na Educação Básica
Palavras-chave:
História e Cultura Afro-Brasileira, Formação docente, Inclusão social, Educação BásicaResumo
O presente trabalho busca apresentar os estudos sobre as políticas de ações afirmativas; formação de professores e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indigena; Inclusão social e cidadania no sistema educacional; Valorização dos processos históricos, processos identitários individuais e coletivos; e provocar discussões para análise, reflexão e problematização da formação docente e da educação das relações étnico-raciais a partir das leis 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008, que inclui a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da Educação Básica brasileira dentro das disciplinas de Educação Artística, Literaturas e História do Brasil e em atividades extracurriculares. No entanto, até o presente momento não são suficientes para superar o desequilíbrio presente nos processos educacionais.
Downloads
Referências
BORGES, Elizabeth Maria de Fátima. A inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da educação básica. Vassouras. v. 12. n. 1. p. 71-84. 2010. Disponível em: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1IN8l5YjrMDY_MDA_606d5_/05A_Inclusaodahistoriaculturaafro.pdf Acesso em: 30 mai. 2021.
FONTENELE, ZILFRAN VARELA; DA SILVA–COAUTORA, Autor1 ISAÍDE BANDEIRA. A Inclusão da História e Cultura Afro Brasileira e Indígena no Livro Didático de História. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História-Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, v. 27. 2015. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1427401064_ARQUIVO_ArtigoAnpuh2015revisadook.pdf Acesso em: 30 mai. 2021.
FONTENELE, Zilfran Varela; CAVALCANTE, Maria da Paz. Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FvVRWqm6VPnjPdQZH53qMdc/?lang=pt Acesso em: 30 mai. 2021.
FIORETTI, Elena; DUARTE, Rosângela. Reflexões Sobre a Importância da Arte na Formação do Professor: Uma Nova Perspectiva para a Universidade, a Experiência da Universidade Federal de Roraima. Textos e Debates, v. 2, n. 9. p. 211-228. 2005. Disponível em: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1010 Acesso em: 03 jun. 2021.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório. Retratos da escola, v. 2, n. 2/3, 2008. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127 Acesso em: 01 jun. 2021.
SANTOS, Anderson Oramisio. Formação de professores à luz da história e cultura afro-Brasileira e africana: novos desafios para uma prática reflexiva. Poíesis Pedagógica, v. 11, n. 2, p. 151-170, 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/download/29585/16417/ Acesso em: 01 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Rydllem Alcantara Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.