Ciência e Arte na escola: (re)configurando o ensino de Biologia

Autores

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Metodologias ativas, Aluno artista, Ensino-aprendizagem

Resumo

O ensino de Biologia apresenta especificidades e, com isso, requer a utilização de recursos que possam favorecer os processos de ensino e de aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido a partir da demanda dos sujeitos de relatarem que nunca haviam trabalhado com jogos e modelos didáticos no ensino de Biologia e acreditavam que esses recursos favoreciam o ganho de conhecimento. Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Jucás/CE. Os resultados apontam que os jogos e modelos didáticos enriquecem as aulas de Biologia e auxiliam na compreensão do conteúdo, despertando interesse. Além disso, a proposta apresentada neste trabalho sinaliza que atividades dessa natureza promovem a interação dos alunos, a busca por propostas dinâmicas de aprendizagem, a proatividade, o desenvolvimento artístico, a responsabilidade, a capacidade criativa e outras características importantes no processo formativo dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robério Rodrigues Feitosa, Universidade Federal do Ceará – UFC

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGENCIMA/UFC). Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/FECLI). Especialista em Ensino de Biologia e Práticas Pedagógicas (Faculdade Única). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE/FECLI).

Maria Luiza Barbosa Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora de Ciências (E.E.F. Rita Barbosa Marques em Quixelô/CE). Pós-graduanda em Ensino de Biologia e Química (URCA). Licenciada em Ciências Biológicas (UECE/FECLI).

Maria Márcia Melo de Castro Martins, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/FECLI). Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Ensino de Ensino de Ciências e Matemática (PPGENCIMA/UFC). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFC).

Referências

AGUIAR, L. C. C. Modelos biológicos tridimensionais em porcelana fria – alternativa para a confecção de recursos didáticos de baixo custo. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2., 2003, Niterói. Anais II EREBIO... Niterói: EREBIO, 2003. p 318-321.

BRANDÃO, R. L.; ACEDO, M. D. P. Modelos didáticos em genética: a regulação da expressão do Operon de lactose em bactérias. Geneticsand Moleculary Biology, v. 23, n.3, p.179, 2000.

BENETTI B, CARVALHO LMA. A temática ambiental e os procedimentos didáticos: perspectivas de professores de ciências. In: Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”, 8., 2002, São Paulo. Atas. São Paulo: FEUSP, 2002.

CAVALCANTE, D. D.; SILVA, A. de F. A. da. Modelos didáticos e professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentações. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 14., 2008, Curitiba. Anais XIV ENEQ. Curitiba: UFPR, 2008.

JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética - exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. ArqMudi. v. 10, n. 2, 2005, p. 35-40.

LIMA, G. P. S; TEIXEIRA, P. M. M. Análise de uma sequência didática de citologia baseada no movimento CTS. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais ENPEC. Campinas: ENPEC, 2011.

NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista histedbr on-line, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010.

SETÚVAL, F. A. R.; BEJARANO, N. R. R. Os modelos didáticos com conteúdos de genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de ciências e biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais VII ENPEC.Florianópolis: ENPEC, 2009.

SILVA, C. C. da; CABRAL, H. M. M.; CASTRO, P. M. de. Investigando os obstáculos da aprendizagem de genética básica em alunos do ensino médio. ETD-Educação Temática Digital, v. 21, n. 3, p. 718-737, 2019.

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Feitosa, R. R. ., Araújo, M. L. B. ., & Martins, M. M. M. de C. . (2021). Ciência e Arte na escola: (re)configurando o ensino de Biologia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6640

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)