Dança, educação e gênero: concepções e reflexões nas relações escolares

Autores

Palavras-chave:

Dança, Gênero, Educação

Resumo

Este trabalho propõe dialogar sobre os conceitos de dança, educação e gênero. Teceremos aqui reflexões e compreensões acerca das aproximações e do distanciamento existente entre ambos. Tanto em seu fazer, ser e atuar na sociedade e para sociedade. Como problemática geral: Que relações existem entre dança e gênero na educação? Dessa problemática tem-se como objetivo compreender as relações existentes entre dança e gênero na educação. Sobre os percursos metodológicos, o trabalho estabelecerá uma relação de revisão bibliográfica, Gil (2008), com abordagem qualitativa GODOY (1995). Tendo em vista, de acordo com a prática, os professores e a escola podem gerar outras formas de fazer essa dança, que evite essa relação de gênero. Portanto, proporcionando outros exercícios, a partir de sugestões dos alunos e assim achando uma alternativa que modifique essa prática binária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Rodrigues Araújo Filho, Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE

Acadêmico do curso de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca-FACEDI/UECE, tendo experiência como bolsista de Iniciação artística e extensão, fez parte do Núcleo de Artes Cênicas – NACE da FACEDI.

Maria Nária Teixeira, Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE

Acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca-FACEDI/UECE, tendo experiência como bolsista de extensão e monitoria, atualmente se encontra vinculada no Programa Residência Pedagógica (PRP).

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutora em Educação; Doutora em Educação Docente da UECE e pesquisadora do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (CNPq); atuando nos temas: Políticas Públicas e Gestão; História e Memória da Educação, Formação docente, Estágio e Educação Infantil.

Referências

ANDREOLI, Giuliano Souza. O ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade. Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade - RELACult, v.5, n. 2, maio/ago., 2019. Disponível em:https://periodicos.claec.org/

index.php/relacult/article/view/926.htm. Acesso em: 15 maio 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa-Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, 1995.

LOUIS, Marie Victoire. Diga-me: O que significa gênero? Sociedade e Estado, Brasília, v.21, n. 3, p.711-724, 2006.

OLIVEIRA, Larissa Pascutti. ZYGMUNT BAUMAN: a sociedade contemporânea e a sociologia na modernidade líquida. Revista Sem Aspas, v. 1, n. 1, p. 25-35, 2012.

PRADO, Eleutério F.S. Uma formalização da Mão Invisível. Estudos Econômicos, São Paulo, v.36, n.1, 47-65, 2006.

Publicado

2021-07-27

Como Citar

Araujo Filho, P. C. R. ., Teixeira, M. N. ., & Araújo, H. de L. M. R. (2021). Dança, educação e gênero: concepções e reflexões nas relações escolares. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6551