Brincadeiras e interações como eixos norteadores na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Brincadeira, Criança, Educação Infantil, Estágio Supervisionado

Resumo

A brincadeira se constitui como essencial no desenvolvimento infantil, é por meio dela que as crianças e interagem socializam. O presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a importância das brincadeiras e interações como norteadoras das práticas educativas na Educação Infantil. As observações foram realizadas durante o Estágio Supervisionado na EI em uma turma do infantil V de uma instituição pública do município de Nova Russas-CE. As atividades e ações pedagógicas observadas evidenciaram a importância que a ludicidade tinha para a professora regente da turma e como ela experienciou o brincar dentro da escola e reconheceu a eficácia deste no desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Rosa Gabrielle Sousa Matos, Faculdade Única de Ipatinga

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Cursando especialização em Psicopedagogia institucional e Ludopedagogia na Faculdade Única de Ipatinga.

Jeriane da Silva Rabelo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora, mestra e pedagoga, todas as formações pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Isabel de Carvalho Paiva, Secretaria Municipal de Educação de Nova Russas

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora na Secretaria Municipal de Educação de Nova Russas – CE, atuando em turmas da Educação Infantil.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Matos, R. G. S. ., Rabelo, J. da S. ., & Paiva, I. de C. . (2021). Brincadeiras e interações como eixos norteadores na Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6639