O ensino superior, formação do pedagogo brasileiro: uma análise histórica

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Curso de Pedagogia, Formação de professores

Resumo

O resumo apresentado traz breves reflexões sobre o Ensino Superior e a formação docente em torno do profissional pedagogo no Brasil. Para isso, o estudo possui uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico com referenciais como Jimenez (2001), Saviani (2008; 2016), Souza et al. (2021), Tonet (2007), Tardif (2014), entre outros autores. Estão sendo considerados algumas características do contexto do percurso histórico do curso de Licenciatura em Pedagogia e do ensino superior, que se mantiveram em destaque na preparação da elite brasileira e foram reproduzidas ao longo do tempo. Portanto, percebemos que a necessidade de estudos para a formação dos professores ainda continua como um campo que possui lacunas por relacionar-se com as questões políticas de atendimento a um mercado socioeconômico com problemas considerados históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Rute Morais de Oliveira da Silva, Prefeitura do Município de Maranguape

Especialista em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Professora na Prefeitura Municipal de Maranguape.

Referências

JIMENEZ, Suzana Vasconcelos. A educação e a relação teoria-prática: considerações a partir da centralidade do trabalho. In: JIMENEZ, S. V.; FURTADO, E. B., (org.). Trabalho e educação: uma intervenção crítica no campo da formação docente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001, p. 69-79.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Disponível em: https://www.sinte-sc.org.br/files/1081/Texto%202%20%20For%20docente%20aspectos%20hist%20Saviani.pdf. Acessado em 06 jan. 2016.

SOUZA, Maria Eliana Lopes de; MARTINS, Olga Aparecida da Silva; DUARTE, Matheus Natan Moura. Conectivismo e os desafios da formação docente na era digital. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 3, e335592, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5592.

TARDIF, Mauricio. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes. 17. ed., 2014.

TONET, Ivo. Educação Contra o Capital. Maceió: Edufal, 2007.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Silva, . I. R. M. de O. da . (2021). O ensino superior, formação do pedagogo brasileiro: uma análise histórica. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6246