O filme ‘Matilda’ e a influência do meio na formação leitora da criança

Autores

Palavras-chave:

Formação Leitora, Literatura e Infância, Mediadores de leitura

Resumo

Para além de ser alfabetizado, ser letrado, possibilita por meio da leitura, que a criança possa imaginar, criar e reinventar. De acordo com o PNLL (2010), Plano Nacional de Livro e Leitura, existe uma necessidade de investimento em elementos que atuam na formação leitora dos sujeitos. Baseado nisso, o presente trabalho é um estudo crítico e descritivo do filme “Matilda”. Tem como objetivo analisar a influência do meio social na formação leitora ao interagir com a protagonista. Procurando entender como a literatura pode influenciar as crianças do ponto de vista da obra cinematográfica, buscando analisar a preponderância da biblioteca, da bibliotecária, da professora e a representação da criança leitora trazida na obra. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Itayane Alves dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SISU/MEC). Bolsista voluntária da Sala de Leitura (FE/UERN).

Sara Raissa Rodrigues de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SISU/MEC). Membro do grupo de pesquisa CONTEXTO (UERN/CNPq). Membro do projeto de extensão Quarta Cinematográfica e Práticas de Leitura e Escrita nas escolas (PraLee).

Wedna da Silva Duarte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

 Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SISU/MEC). Membro do projeto de extensão Quarta Cinematográfica e da pesquisa PIBIC Geopoética da imaginação na literatura de Antonio Francisco.

Referências

BARBETO, Isabela Cavalcante Teixeira. Literatura nos centros da educação infantil e suas potencialidades formativas. Três Alagoas/ MS, 2021.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul.

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. Tradução: Marcos Bagno; São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A leitura na escola primária brasileira: alguns elementos históricos. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio21.html. Acesso em: 21 de setembro de 2022.

GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.

HAJE, Lara. Educação, cultura e esportes. Agência Câmara de Notícias, 2018. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/549315-dados-do-inep-mostram-que-55-das-escolas-brasileiras-nao-tem-biblioteca-ou-sala-de-leitura/ >. Acesso em 22 de setembro de 2022.

SOUZA, Amanda Mendes. A negligência da infância e seus efeitos psicológicos sob a ótica do filme Matilda. Revista Direito no Cinema. 4°edição. Ano 2021.

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Santos, M. I. A. dos ., Lima, S. R. R. de ., & Duarte, W. da S. . (2022). O filme ‘Matilda’ e a influência do meio na formação leitora da criança. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9076