A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola

Autores

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Democracia, Planejamento Participativo, Gestão Escolar

Resumo

Este artigo trata das questões relacionadas ao Projeto Político-Pedagógico como objeto de estruturação do processo de democratização da escola, visando uma análise sobre a sua importância na gestão democrática enquanto meio de execução do planejamento participativo. Está organizado a partir de estudos sobre a temática, dentre os quais destacamos Libâneo (2004), Paro (2003), Veiga (2008), Vieira (2002) e Gandin (1994). O estudo fundamenta-se no exercício da democracia quando da construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico - PPP, ao mesmo tempo em que propõe uma vivência política no trabalho pedagógico e está constituído de três partes. Na primeira fazemos algumas considerações sobre a gestão democrática. Na segunda parte tratamos das implicações do uso dessa ferramenta para que seus atores internalizem os princípios democráticos, e finalmente apresentamos os resultados que apontam no sentido de que o gestor tem consciência da importância desse instrumento, mas muitas vezes a falta de conscientização dos demais sujeitos da escola contribui para que esse não seja plenamente operacionalizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí

    Professora Associada da Universidade Federal do Piauí. Líder e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo – NUFAGEC. Membro da Associação Brasileira de Currículo - ABdC.

Referências

ALONSO, Myrtes. O trabalho coletivo na escola. In: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação de Gestores Escolares para a Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação. PUC-SP, 2002. p. 23-28.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

LIBÂNEO, José Carlo. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada – Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 12. ed. – São Paulo: Cortez, 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: Uma construção possível. Campinas, São Paulo: Papiros. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). 24. ed. 2008.

VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão da escola: desafios a enfrentar / Claudia Davis... [et al.] Rio de Janeiro: DP&A, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.

Publicado

2021-03-25

Como Citar

A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. (2021). Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1-15. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815