A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola

Autores

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Democracia, Planejamento Participativo, Gestão Escolar

Resumo

Este artigo trata das questões relacionadas ao Projeto Político-Pedagógico como objeto de estruturação do processo de democratização da escola, visando uma análise sobre a sua importância na gestão democrática enquanto meio de execução do planejamento participativo. Está organizado a partir de estudos sobre a temática, dentre os quais destacamos Libâneo (2004), Paro (2003), Veiga (2008), Vieira (2002) e Gandin (1994). O estudo fundamenta-se no exercício da democracia quando da construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico - PPP, ao mesmo tempo em que propõe uma vivência política no trabalho pedagógico e está constituído de três partes. Na primeira fazemos algumas considerações sobre a gestão democrática. Na segunda parte tratamos das implicações do uso dessa ferramenta para que seus atores internalizem os princípios democráticos, e finalmente apresentamos os resultados que apontam no sentido de que o gestor tem consciência da importância desse instrumento, mas muitas vezes a falta de conscientização dos demais sujeitos da escola contribui para que esse não seja plenamente operacionalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí. Líder e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo – NUFAGEC. Membro da Associação Brasileira de Currículo - ABdC.

Referências

ALONSO, Myrtes. O trabalho coletivo na escola. In: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação de Gestores Escolares para a Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação. PUC-SP, 2002. p. 23-28.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

LIBÂNEO, José Carlo. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada – Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 12. ed. – São Paulo: Cortez, 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: Uma construção possível. Campinas, São Paulo: Papiros. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). 24. ed. 2008.

VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão da escola: desafios a enfrentar / Claudia Davis... [et al.] Rio de Janeiro: DP&A, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Guedes, N. C. (2021). A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815