As contribuições de Paulo Freire à EJA no Brasil

Autores

Palavras-chave:

EJA, Educação Popular, Paulo Freire

Resumo

Considerando a influência de Paulo Freire no cenário educacional do país, objetivamos trazer reflexões a respeito da trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando as contribuições freireanas. A partir de uma releitura dos principais momentos da EJA no Brasil, refletimos acerca da sua importância na formação de jovens e adultos. As discussões são fundamentadas em diálogos com autores como Moura (1999) e Freire (1989), referências para a modalidade no Brasil e no mundo, utilizamos também como base a leitura de obras clássicas freireanas. O trabalho alcança discussões importantes e aborda temáticas fundamentais no campo da educação de jovens e adultos, o que é primordial a reflexão e contato com a área ainda no processo formativo.

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Biografia do Autor

Heryson Raisthen Viana Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduando em Pedagogia (UERN). Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia/SESu/MEC). Bolsista voluntário PIBIC. Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Projeto de extensão Cinesofia (FAFIC/UERN).

Fernanda Sheila Medeiros da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduanda em Pedagogia (UERN). Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia/SESu/MEC). Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPp). Projeto de extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação (EIVE).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação (UFPb). Pós-doutor em Educação (UERJ.; Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/ CNPq). Tutor do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia (PET Pedagogia/SESu/MEC).

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Alves, H. R. V. ., Silva, F. S. M. da ., & Santos, J. M. C. T. . (2021). As contribuições de Paulo Freire à EJA no Brasil. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6613