Os primeiros cinco anos de inserção na docência em um pequeno munícipio do Ceará
Palavras-chave:
Inserção profissional, Indução, DocênciaResumo
Uma formação diferenciada de cada docente, o processo de inserção dos colegas professores recém-chegados as escolas públicas com um período menor de cinco anos e principalmente como o núcleo gestor acolhe estes profissionais com políticas de inserção gera muita inquietação entre os profissionais da educação. Baseado nesta temática elaborou-se a seguinte problemática que norteou o estudo: na qual foi discutir como o núcleo gestor trata a inserção dos professores iniciantes no ensino fundamental? Para responder à questão central da pesquisa, realizou-se um ensaio científico que teve como objetivo discutir e encaminhar reflexões a respeito das estratégias de inserção e/ou indução ao mesmo tempo que discorre sobre o percurso de indução de três docentes da rede pública de ensino. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e um estudo classificado como do tipo estudo de caso e foi desenvolvido entre abril e maio de 2021, mediante realização de questionário via whatsapp composto por indagações abertas. Verifica-se que nem todos os professores realizam formação continuada e que não houve preparação prévia para que eles pudessem ser inseridos na docência, bem como não é comum a parceria entre estes profissionais com o núcleo gestor das escolas onde eles atuam.
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