Pós-graduação stricto sensu no ensino remoto emergencial: desafios e perspectivas
Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Pós-graduação, Desafios e perspectivasResumo
O Ensino Remoto Emergencial se tornou uma realidade em virtude da pandemia de Covid-19. Docentes e discentes tiveram que se adaptar e se reinventar com a utilização das tecnologias digitais voltadas para o ensino. Desta forma, o presente trabalho busca compreender os principais desafios e as perspectivas de discentes de pós-graduação no Ensino Remoto Emergencial. O percurso metodológico se deu através de uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso em um curso de pós-graduação stricto sensu de uma universidade localizada no interior do Ceará. Utilizou-se um questionário online, elaborado no Google Forms e disponibilizado aos participantes da investigação. A fundamentação teórica está à luz dos contributos de Freire (1996); Goedert e Arndt (2020); Costa et al. (2021); Silva, Martins e Fernandes (2021), dentre outros. O estudo revelou que o principal desafio para o ensino remoto é a falta de interação e diálogo entre os sujeitos do processo educativo.
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