“Saindo do gueto”: homossexualidade, censura e resistência no lampião da esquina

Autores

Palavras-chave:

Homossexualidade, Lampião da esquina, Censura, Repressão

Resumo

Homossexualidade, censura, repressão e resistência é o que buscamos investigar a partir do jornal Lampião da Esquina, editado no Rio de Janeiro, que circulou entre 1978 e 1981. Como fontes, tivemos trinta e sete edições e três edições extras do Lampião, algumas edições do Jornal do Brasil e O Globo, o relatório temático da Comissão Nacional da Verdade (2014) e entrevistas de Trevisan (2016), Green (2016) e Fernandes (2017) ao Memorial da Resistência de São Paulo. Dialogamos com Foucault (1999), Green (2000), Trevisan (2018), Fico (2007) e Luca (2005). Objetivamos analisar como se deu sua criação e circulação, quais as reivindicações, como atuou a censura e a repressão sob o tabloide e quais as resistências presentes no jornal. Concluímos, que o jornal nasceu do encontro de intelectuais, atraiu olhares do Estado Moralizante e sofreu tentativas de censura e perseguição, mas desenvolveu resistências, sejam nas ações cotidianas, isoladas ou organizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Nilzete Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em História pela Universidade Estadual do Ceará, Bolsista de Iniciação Cientifica- CNPq e participante do projeto de extensão “O professor de história e o patrimônio cultural: faz escuro, mas eu canto.”

Berenice Abreu de Castro Neves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará, possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007).

Referências

FICO, Carlos. Espionagem, polícia, política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. In. FERREIRA, Jorge; NEVES, Lucilia de Almeida. O Brasil Republicano, Ed. 2. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: v. I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A Guilhon Albuquerque. 13ª. ed. Graal, Rio de Janeiro 1999.

GREEN, James Naylor, Além do Carnaval. A Homossexualidade Masculina no Brasil do Século XX, Trad: Cristina Fino e Cássio Arantes Leite, São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. São Paulo, Editora Contexto, 2005.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso: A Homossexualidade no Brasil, da Colônia à Atualidade. 4. ed. rev. Atual e amp. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Pinheiro, F. N. ., & Neves, B. A. de C. . (2021). “Saindo do gueto”: homossexualidade, censura e resistência no lampião da esquina. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6253