Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Formação de professores, Trabalho docente

Resumo

O período da pandemia da Covid-19 foi um momento de ressignificação da prática docente, pois possibilitou aos professores que repensassem sua prática de ensino. Todavia, muitas foram as dificuldades encontradas pelos docentes para conseguirem se adaptar a essa nova realidade. Diante disso, surgiu a seguinte problemática: Quais os desafios e as possibilidades encontradas pelos docentes no período de pandemia? Para responder essa indagação, os objetivos desse trabalho são: compreender os desafios enfrentados por professores diante do contexto de pandemia; e perceber a importância da práxis na ressignificação da prática docente. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Os participantes foram três professores do ensino superior. Os resultados apontam que alguns docentes tiveram dificuldades na transição do ensino presencial para o remoto, pois não estavam preparadas para lidar com os recursos digitais. Todavia, conseguiram se reinventar e inserir novas metodologias de ensino mais eficazes para o ensino remoto.

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Biografia do Autor

Rebeca Maria Bruno Montenegro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Strategic and International Management pela Technische Hochschule Deggendorf (THD).

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga. Mestre em educação e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como docente nas áreas de Didática, Gestão Escolar e Formação docente.  

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo (USP) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo (USP), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduada em Letras e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Montenegro, R. M. B. ., Matos, E. O. da F. ., & Lima, M. S. L. . (2021). Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6476