Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Pandemia, Formação de professores, Trabalho docenteResumo
O período da pandemia da Covid-19 foi um momento de ressignificação da prática docente, pois possibilitou aos professores que repensassem sua prática de ensino. Todavia, muitas foram as dificuldades encontradas pelos docentes para conseguirem se adaptar a essa nova realidade. Diante disso, surgiu a seguinte problemática: Quais os desafios e as possibilidades encontradas pelos docentes no período de pandemia? Para responder essa indagação, os objetivos desse trabalho são: compreender os desafios enfrentados por professores diante do contexto de pandemia; e perceber a importância da práxis na ressignificação da prática docente. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Os participantes foram três professores do ensino superior. Os resultados apontam que alguns docentes tiveram dificuldades na transição do ensino presencial para o remoto, pois não estavam preparadas para lidar com os recursos digitais. Todavia, conseguiram se reinventar e inserir novas metodologias de ensino mais eficazes para o ensino remoto.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. v. 14. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. (Tese de doutorado) São Paulo: Faculdade de Educação, USP, 2001.
PIMENTA SG, et al. Os cursos de licenciatura em Pedagogia: Fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v43, n1, p. 15-30, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org./10.1590/s1517-97022001701152815.
PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, A. S. S; BARROS, C. C. A; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C; CARDOSO, B. L. C. C. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5016 Acesso em: 28 jun. 21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rebeca Maria Bruno Montenegro, Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Maria Socorro Lucena Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.