Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Formação de professores, Trabalho docente

Resumo

O período da pandemia da Covid-19 foi um momento de ressignificação da prática docente, pois possibilitou aos professores que repensassem sua prática de ensino. Todavia, muitas foram as dificuldades encontradas pelos docentes para conseguirem se adaptar a essa nova realidade. Diante disso, surgiu a seguinte problemática: Quais os desafios e as possibilidades encontradas pelos docentes no período de pandemia? Para responder essa indagação, os objetivos desse trabalho são: compreender os desafios enfrentados por professores diante do contexto de pandemia; e perceber a importância da práxis na ressignificação da prática docente. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Os participantes foram três professores do ensino superior. Os resultados apontam que alguns docentes tiveram dificuldades na transição do ensino presencial para o remoto, pois não estavam preparadas para lidar com os recursos digitais. Todavia, conseguiram se reinventar e inserir novas metodologias de ensino mais eficazes para o ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Maria Bruno Montenegro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Strategic and International Management pela Technische Hochschule Deggendorf (THD).

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga. Mestre em educação e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como docente nas áreas de Didática, Gestão Escolar e Formação docente.  

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo (USP) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo (USP), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduada em Letras e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. v. 14. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. (Tese de doutorado) São Paulo: Faculdade de Educação, USP, 2001.

PIMENTA SG, et al. Os cursos de licenciatura em Pedagogia: Fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v43, n1, p. 15-30, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org./10.1590/s1517-97022001701152815.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, A. S. S; BARROS, C. C. A; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C; CARDOSO, B. L. C. C. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5016 Acesso em: 28 jun. 21.

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Montenegro, R. M. B. ., Matos, E. O. da F. ., & Lima, M. S. L. . (2021). Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6476

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)