Desvelando caminhos para a acessibilidade de estudantes surdos na Unilab

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Aluno surdo, Inclusão, Unilab

Resumo

A Unilab é uma das instituições de ensino superior mais jovens do Brasil, tendo completado, em 20 de julho de 2020, 10 anos de fundação. Com o seu projeto institucional formulado a partir das políticas afirmativas e de democratização do acesso da população ao ensino superior, esta IES vem desenvolvendo estratégias para a inclusão de surdos no ensino superior. O objetivo do presente artigo é analisar a inclusão de estudantes surdos na Unilab a partir da visão dos coordenadores de cursos. Metodologicamente, propomos a abordagem qualitativa, optando pela pesquisa documental e questionários online. Com a identificação dos estudantes surdos matriculados, constatamos a importância de refletir sobre a situação atual e o respeito a cultura e identidade da pessoa surda, bem como repensar as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes.

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Biografia do Autor

Emanuel Cipriano Neto Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Estudante de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

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Publicado

2021-08-15

Como Citar

Martins, E. C. N. ., & Almeida, . . S. M. N. de . (2021). Desvelando caminhos para a acessibilidade de estudantes surdos na Unilab. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6616