Identidade e pertencimento na obra do mestre Didi

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Identidade, Pertencimento, Mestre Didi, Cultura Afro-brasileira

Resumo

O presente resumo expandido trata de um recorte teórico da pesquisa (Re) significação do ensino da literatura: identidade e pertencimento na obra do Mestre Didi, em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), que tem como objetivo principal elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática para o ensino médio, visando ressignificar o ensino da Literatura, por meio da disseminação e da valorização da identidade e do sentido de pertencimento da cultura afro-brasileira, tomando como referência o conto “A fuga do Tio Ajayí”, integrante da obra de Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi. O estudo utiliza como metodologia de pesquisa o método analítico, de abordagem qualitativa e exploratória e análise documental. Para a produção de dados, foi analisada a obra literária “A fuga do Tio Ajayí” e desenvolvimento da sequência didática produzida pelas pesquisadoras.

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Biografia do Autor

Priscila Maria Borges Gomes Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS). Professora da rede estadual da Bahia no Centro Territorial Profissional da Bacia do Paramirim (Macaúbas-Bahia) e especializada em psicopedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Adimara Fogaça Pereira Fernandes, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS). Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia e especialista em psicomotricidade aplicada a educação pela Faculdade de Montenegro.

Referências

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Publicado

2021-07-29

Como Citar

Silva, P. M. B. G. ., & Fernandes, A. F. P. . (2021). Identidade e pertencimento na obra do mestre Didi. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6375