“Sejamos patriotas”: um estudo sobre os livros escolares (1889-1971)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Cultura escolar, Leitura, Livro didático

Resumo

Busca-se reconstituir as práticas de leitura e analisar a contribuição das obras na disseminação de um ideal de sociedade que se almejava formar após a instauração da República. De modo a esclarecer os múltiplos sentidos da leitura, os fundamentos teórico-metodológicos da história cultural e das disciplinas escolares são o meio pelo qual será trilhada a escrita do presente estudo. Foi realizado o levantamento de livros de leitura destinados ao antigo ensino primário presentes na Biblioteca do Livro Didático da FE-USP e foram elencadas categorias operatórias para direcionar a pesquisa. Concluiu-se que as fontes analisadas denunciam em parte o funcionamento do ensino primário, uma vez que apontam para o intuito de civilizar a infância, inculcando padrões de pudor e vergonha necessários ao convívio social de uma nação que estava se consolidando.

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Biografia do Autor

Tiziana Ferrero, Universidade de São Paulo

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Desenvolve um estudo sobre os livros didáticos do ensino primário brasileiro, sob a orientação da Profa. Carlota Boto. É bolsista de iniciação científica pela FAPESP (Processo 19/22631-9).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Ferrero, T. . (2021). “Sejamos patriotas”: um estudo sobre os livros escolares (1889-1971). Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6204