“Sejamos patriotas”: um estudo sobre os livros escolares (1889-1971)
Palavras-chave:
História da Educação, Cultura escolar, Leitura, Livro didáticoResumo
Busca-se reconstituir as práticas de leitura e analisar a contribuição das obras na disseminação de um ideal de sociedade que se almejava formar após a instauração da República. De modo a esclarecer os múltiplos sentidos da leitura, os fundamentos teórico-metodológicos da história cultural e das disciplinas escolares são o meio pelo qual será trilhada a escrita do presente estudo. Foi realizado o levantamento de livros de leitura destinados ao antigo ensino primário presentes na Biblioteca do Livro Didático da FE-USP e foram elencadas categorias operatórias para direcionar a pesquisa. Concluiu-se que as fontes analisadas denunciam em parte o funcionamento do ensino primário, uma vez que apontam para o intuito de civilizar a infância, inculcando padrões de pudor e vergonha necessários ao convívio social de uma nação que estava se consolidando.
Downloads
Referências
AZANHA, José Mário Pires. Cultura escolar brasileira: Um programa de pesquisas. Revista USP, [S. l.], n. 8, p. 65-69, 1991. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i8p65-69. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/52136. Acesso em: 15 abr. 2021.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. doi:10.11606/T.8.2019.tde-28062019-175122. Acesso em: 2021-06-03.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Práticas de leitura em livros didáticos. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. jan. /jun. 1996, p. 89-110.
BOTO, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis. Ler, Escrever, Contar e se Comportar: a Escola Primária como Rito do Século XIX Português (1820-1910). 1997. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. doi:10.11606/T.8.1997.tde-20032012-103942. Acesso em: 2021-06-03.
BOTO, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis. O mundo por escrito: usos e costumes da leitura escolar portuguesa no século XIX. Revista de História das Ideias: o livro e a leitura. Instituto de Teoria e História das Ideias. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Volume 20. 1999. p. 229-255.
CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições. 2012. 449 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103078.
CHARTIER, Anne-Marie; HEBRÁRD, Jean. Discursos sobre a leitura (1880-1980). São Paulo: Ática, 1995.
CHARTIER, Anne-Marie. Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educação e Pesquisa, v.26, n.2, 157-168, 2000.
CHARTIER, Anne-Marie. Os modelos contraditórios da leitura entre formação e consumo. Da alfabetização à cultura de massa. História da Educação. ASPHE/ FaE/UFPel, Pelotas, n. 13 35-49, Abr. 2003.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. .
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, p. 77-105, 2001.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 11 5-24, abr. 2002.
CHOPPIN, Alain. Os manuais escolares na França e a formação do cidadão. Porto Alegre: Veritas, v. 43, n. 5, p. 183-192, 30 dez. 1998.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. 2v.
ESCOLANO, Agustín. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998; 2001.
GINZBURG, Carlo. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfología e história. Trad. Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. .
HÉBRARD, Jean. O autodidatismo exemplar: como Valentin Jamerey-Duval aprendeu a ler? In: CHARTIER, Roger. (Org.), Práticas da Leitura. São Paulo: Estação liberdade, 2001.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.
KLINKE, Karina. Escolarização da leitura no ensino graduado em Minas Gerais (1906-1930). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.
MELO, José Joaquim Pereira. Fontes e métodos: sua importância na descoberta de heranças educacionais. In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, José Joaquim Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo. (org.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados: MS, Ed. UFGD, 2010, p. 13-34.
NÓVOA, Antonio. Educação 2021: Para uma história do futuro. Revista Iberoamericana de Educación, nº 49, p. 181-199, 2009.
ROCA, Ramon; OLIVEIRA, Mariano de. Novas Leituras: terceira série. São Paulo, SP: Typ. Siqueira, Nagel, 1914. 206p.
RODRIGUES, Elaine; BICCAS, Maurilane de Souza. Imprensa pedagógica e o fazer historiográfico: o caso da Revista do Ensino (1929 – 1930). Acta Scientiarum. Education, v. 37, n. 2, abr-jun, 2015, pp. 151-163.
SANTOS, Máximo de Moura. O Pequeno escolar: segundo livro. 68.ed. São Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 1942. 149p. (Série Moura Santos).
SANTOS, Máximo de Moura. MORAIS, Francisco Sousa. Seleta escolar: 4º livro. 9.ed. v.4 Francisco Alves, 1957. 208p.
SILVA, Vivian Batista da. Livros que ensinam a ensinar: um estudo sobre os manuais pedagógicos brasileiros (1930-1971). São Paulo, Appris, 2019.
SODRÉ, Benedicta Stahl. Quarto livro Sodré: livro de leitura para a quarta série primária. 191.ed.v.4 São Paulo, SP: Nacional; São Paulo Editora, 196-?. 191p. (Sodré).
SOUSA, Júlio de Faria e. Leitura para o terceiro grau. 7.ed. São Paulo, SP: Nacional, 195-?. 168p. (Série Braga).
SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cad. CEDES, Campinas, v. 20, n. 51, p. 9-28, nov. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/rTX58kXfdPkX5yXv6jMtPLJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 20 fev. 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000200002.
VIDAL, Diana Gonçalves. Em que os estudos de natureza histórica sobre o ensino da leitura e da escrita podem contribuir com as práticas de alfabetização na atualidade? [Prefácio]. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva (Org.). História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático. São Paulo: Editora Unesp, Marília: oficina universitária, p. 7-13, 2014.
VIDAL, Diana Gonçalves. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n.1, p 25-41, 2009.
VIÑAO FRAGO, Antonio. A história das disciplinas escolares. Trad. de Marina Fernandes Braga. Revista Brasileira de História da Educação. nº 18 set./dez. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tiziana Ferrero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.