Os desafios da gestão educacional democrática no cenário de pandemia
Palavras-chave:
Ensino remoto, Gestão democrática, PandemiaResumo
O presente trabalho surgiu a partir das experiências de acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, na disciplina de Estágio supervisionado em gestão educacional, ministrado pela professora Doutora Lídia Azevedo, ocorrido em dezembro de 2020 de forma remota devido ao cenário de pandemia. O referido foi desenvolvido em uma escola da Rede pública do Município de Sobral - CE. Buscou-se compreender os desafios da prática da gestão educacional nesse período de pandemia, visto que, as atividades letivas estão sendo realizadas de forma remota, trazendo as diversas dificuldades para a atuação do núcleo gestor, principalmente quando tratamos de uma gestão democrática. O caminho metodológico utilizado foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica de campo, por meio de um relato de experiência. Com isso, a partir do estágio supervisionado percebe-se a importância do educador estar sempre procurando reinventar-se na sua profissão como um pesquisador, aprimorando assim sua atuação.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
BRASIL, Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecida pelo decreto Legislativo nº6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília, DF, 18 jan. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm. Acesso em: 17 dez. 2020.
DOURADO, Luiz Fernando. Gestão da educação escolar. 4ª ed. atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP. Alinea, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos; et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2008.
LÜCK, Heloisa. dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
UFAL. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Maceió: CEDU/UFAL, 2006. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/prograd/academico/cursos/campus_sertao/ppp_pedagocia. Acesso em: 31 jul. 2021.
LÜCK, Heloisa. dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
VEIGA, I P A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: São Paulo: Papirus, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antônia Silva Araújo, José Marques Meneses, Francisco Lucas Venuto Vasconcelos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.