O acompanhamento pedagógico do professor iniciante na Educação Infantil: conceitos, concepções e reflexões

Autores

Palavras-chave:

Acompanhamento pedagógico, Professor iniciante, Educação Infantil, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos e concepções de acompanhamento pedagógico do professor iniciante na Educação Infantil. Parte-se da premissa de que, embora o início da carreira seja uma fase do desenvolvimento profissional docente, período rico em aprendizagens, mas marcado por dificuldades de inúmeras ordens pedagógicas, burocráticas e relacionais, ele se configura como uma etapa de enfrentamento complexo. O texto apresenta-se em forma de estudo de caso, com a adoção de questionário online. Os resultados apontam para a não linearidade dos processos de acompanhamento e para o papel essencial do gestor escolar nesse período formativo. Com base nos indícios levantados, reiteramos a necessidade da realização de ações pedagógicas na escola voltadas para o apoio e acompanhamento do professor iniciante da Educação infantil.

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Biografia do Autor

Iris Martins de Souza Castro, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará.

Sandy Lima Costa, Secretaria Municipal da Educação de São Gonçalo do Amarante

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da Educação Infantil na rede pública de ensino no município de São Gonçalo do Amarante - CE.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq), realizando estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação e docência. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Castro, I. M. de S. ., Costa, S. L. ., & Farias, I. M. S. de . (2021). O acompanhamento pedagógico do professor iniciante na Educação Infantil: conceitos, concepções e reflexões. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6485