Estágio supervisionado em gestão escolar: relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Estágio, Docência, Educação básica, Gestão Escolar, Ensino remote

Resumo

O texto apresenta o relato referente ao Estágio Supervisonado em Gestão Escolar no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, o qual aborda a vivência do estágio em docência, realizado de maneira remota. Experienciar esta disciplina possibilitou diferentes reflexões para o exercício da prática pedagógica, oportunizando a aproximação do graduando com a educação básica  e com o processo educacional e preparação para atuação docente, possibilitando um novo olhar para o exercício da docência e da gestão, bem como a  viabilidade de adequações a prática educacional, considerando o contexto sócio econômico, no caso a pandemia, que influencia nas ações desenvolvidas no contexto educacional e das demais ações acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Coordenadora adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA). Bolsista CNPq.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa. Coordenadora adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista CNPq.

Referências

BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. CARVALHO FILHO, Josué José de. O currículo e o estágio supervisionado na formação do professor de educação física na Amazônia. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 1, Jan/Abr 2017. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/192/180. Acesso em: 14 jul. 2021.

CARDOSO, Ana Carolina Simões. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v.1, n.3, p. 50-70, set./dez. 2016. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113/96. Acesso em: 14 jul. 2021.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática na formação do profissional da educação: a imprescindibilidade de uam concepção. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org) Políticas Públicas e gestão da educação: polêmicas fundamentos e análises. Brasília: Liber livro editora, 2011.

PINHEIRO, F. T. da S.; FEITOZA, F. E.; COSTA, J. B. Tecendo experiência: relatos dos estágios supervisionados I e II do curso de letras FECLESC/UECE. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6157. Acesso em: 10 ago. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Lêa das Graças Camargo. Docência no ensino Superior. 4 ed. São Paulo: cortez, 2010.

PRADO, Edna. Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Gestão Educacional. Petropolis. RJ. Vozes. Maceio Alagoas, Edufal 2012.

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/146. Acesso em: 9 ago. 2021.

SOARES, Lucas de Vasconcelos. COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação. Maceió. v. 12 n. 28 Set./Dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em 05 jul. 2021.

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Lima , G. S. N., & Colares, M. L. I. S. . (2021). Estágio supervisionado em gestão escolar: relato de experiência . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6746