Estágio supervisionado em gestão escolar: relato de experiência
Palavras-chave:
Estágio, Docência, Educação básica, Gestão Escolar, Ensino remoteResumo
O texto apresenta o relato referente ao Estágio Supervisonado em Gestão Escolar no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, o qual aborda a vivência do estágio em docência, realizado de maneira remota. Experienciar esta disciplina possibilitou diferentes reflexões para o exercício da prática pedagógica, oportunizando a aproximação do graduando com a educação básica e com o processo educacional e preparação para atuação docente, possibilitando um novo olhar para o exercício da docência e da gestão, bem como a viabilidade de adequações a prática educacional, considerando o contexto sócio econômico, no caso a pandemia, que influencia nas ações desenvolvidas no contexto educacional e das demais ações acadêmicas.
Downloads
Referências
BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. CARVALHO FILHO, Josué José de. O currículo e o estágio supervisionado na formação do professor de educação física na Amazônia. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 1, Jan/Abr 2017. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/192/180. Acesso em: 14 jul. 2021.
CARDOSO, Ana Carolina Simões. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v.1, n.3, p. 50-70, set./dez. 2016. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113/96. Acesso em: 14 jul. 2021.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática na formação do profissional da educação: a imprescindibilidade de uam concepção. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org) Políticas Públicas e gestão da educação: polêmicas fundamentos e análises. Brasília: Liber livro editora, 2011.
PINHEIRO, F. T. da S.; FEITOZA, F. E.; COSTA, J. B. Tecendo experiência: relatos dos estágios supervisionados I e II do curso de letras FECLESC/UECE. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6157. Acesso em: 10 ago. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Lêa das Graças Camargo. Docência no ensino Superior. 4 ed. São Paulo: cortez, 2010.
PRADO, Edna. Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Gestão Educacional. Petropolis. RJ. Vozes. Maceio Alagoas, Edufal 2012.
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/146. Acesso em: 9 ago. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos. COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação. Maceió. v. 12 n. 28 Set./Dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em 05 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.