Incentivando a oralidade das crianças: uma alternativa perante a pandemia
Palavras-chave:
Oralidade, Práticas pedagógicas, Educação e pandemiaResumo
Com o fechamento das escolas desde março de 2020, as crianças foram privadas do convívio social presencial, que pode resultar num possível atraso no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, em especial da linguagem oral, da imaginação e da criatividade. O objetivo desse trabalho é incentivar uma prática que pode ser facilmente sugerida pelos professores e/ou pelos pais para que as crianças se desenvolvam e se divirtam durante e após a pandemia, libertando-se, ao menos temporariamente, das telas dos equipamentos eletrônicos. Consiste na utilização de materiais que comumente possuímos em casa para produzir fantoches, que podem servir de mediadores semióticos para que as crianças construam narrativas orais, desenvolvam a imaginação, expressem sentimentos e emoções. As análises de um trabalho realizado demonstraram que os fantoches criam novas vias para a narrativa de histórias e contribuem, fortemente, para a continuidade do desenvolvimento psíquico.
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Referências
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