Incentivando a oralidade das crianças: uma alternativa perante a pandemia

Autores

Palavras-chave:

Oralidade, Práticas pedagógicas, Educação e pandemia

Resumo

Com o fechamento das escolas desde março de 2020, as crianças foram privadas do convívio social presencial, que pode resultar num possível atraso no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, em especial da linguagem oral, da imaginação e da criatividade. O objetivo desse trabalho é incentivar uma prática que pode ser facilmente sugerida pelos professores e/ou pelos pais para que as crianças se desenvolvam e se divirtam durante e após a pandemia, libertando-se, ao menos temporariamente, das telas dos equipamentos eletrônicos. Consiste na utilização de materiais que comumente possuímos em casa para produzir fantoches, que podem servir de mediadores semióticos para que as crianças construam narrativas orais, desenvolvam a imaginação, expressem sentimentos e emoções. As análises de um trabalho realizado demonstraram que os fantoches criam novas vias para a narrativa de histórias e contribuem, fortemente, para a continuidade do desenvolvimento psíquico.

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Biografia do Autor

Marcela Aparecida Moreira Araujo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Bolsista CAPES. Graduanda em Pedagogia pela Universidade São Francisco, membra do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente.

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora e Mestra em Educação pela Unicamp, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, membra do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente.

Referências

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MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Araujo, M. A. M., & Rocha, M. S. P. de M. L. da . (2021). Incentivando a oralidade das crianças: uma alternativa perante a pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6391