Abordagem das competências socioemocionais no ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto, Competência socioemocional, Ensino fundamental

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar a abordagem das competências socioemocionais nas escolas da rede pública do município de Quixadá/CE. A pesquisa foi do tipo exploratória com abordagem qualitativa, na qual entrevistamos 3 professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas realizadas via google meet e telefone. As análises ajudaram a concluir que, as competências socioemocionais, recomendadas na BNCC, não têm sido abordadas, pelo fato das aulas estarem sendo realizadas remotamente. Segundo as informações recolhidas, os alunos estão apresentando problemas de cunho emocional, como a ansiedade, demonstrando mais ainda a necessidade de aulas com esse tipo de direcionamento. Contudo, ressaltamos a importância da formação dos docentes para ministrar aulas relacionadas a educação das emoções, pois no município, até agora, não tem estratégias nesse sentido. Por fim, ampliaremos, futuramente, nossa pesquisa, nas escolas da rede pública do município de Fortaleza/Ce.

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Biografia do Autor

Caroline Martins Chaves, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Bacharelado em Direito (UNIFOR), Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia (FECLESC/UECE).

Keila Andrade Haiashida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Pedagogia (UFC), Mestra em Educação (UFC), Doutora em Geografia (UECE). Professora adjunta da UECE.

Referências

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Chaves, C. M. ., & Haiashida, K. A. . (2021). Abordagem das competências socioemocionais no ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6040